Governo comemora sucesso do projeto Pomar Urbano

Fruto de parceria entre Estado, iniciativa privada e empresas públicas, projeto quer ampliar sua atuação

sex, 23/09/2011 - 8h48 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 14h55)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, participaram nesta sexta-feira, 23, das celebrações do projeto Pomar Urbano – uma história de sucesso. Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), o evento, na sede do projeto, na zona sul da capital, foi marcado por lançamento de livro, inauguração de exposição, novos parceiros, batismo de trilha e plantio de mudas.

“Hoje o Projeto Pomar está completando 11 anos. Foi uma boa parceria entre o Governo e empresas privadas da região na elaboração dos jardins, do pomar, do plantio de mais de 700 mil mudas de árvore e ajardinamento aqui nas margens do Rio Pinheiros. São 26 quilômetros de Projeto Pomar e nós queremos agradecer essa parceria, manutenção, conservação. Foi um ganho muito importante”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A história de sucesso do Pomar começou há 11 anos, quando foi criado pelo então governador Mário Covas. Desde então, a iniciativa vem se mostrando um exemplo de recuperação ambiental e reintegração do Rio Pinheiros à cidade de São Paulo. Além desses benefícios, ainda oferece oportunidades e capacitação para os bolsistas do projeto Frente de Trabalho. Para isso, durante toda sua existência, o Pomar conta com a parceria de empresas público-privadas que adotam e recuperam trechos das margens ribeiras.

Entre as novidades do Pomar Urbano está a adoção de novos trechos pelos seus mais recentes parceiros: Águas Claras do Rio Pinheiros e Câmara Francesa. Os parceiros antigos também ganham destaque com o novo espaço Bosque dos Parceiros, que vai homenagear cada instituição com uma árvore plantada por seus representantes.

Também neste dia, a trilha existente na marginal receberá o nome de “Tia América”, em homenagem à simpática senhora que faz parte do projeto desde a primeira Frente de Trabalho e nele permanece como voluntária até os dias de hoje. Ainda foram assinadas parcerias entre a SMA e Secretaria do Trabalho, para disponibilizar mão-de-obra de profissionais do projeto Frente de Trabalho, e entre o Pomar Urbano e a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) para a retomada do trabalho de monitoria e visitação.

“Vamos melhorar ainda mais o Projeto, trazer a frente de trabalho para formar jardineiros. Vamos começar com 40 bolsistas”, anunciou o governador.

Ainda como parte da celebração, a SMA lançou o livro “Pomar Urbano, uma história de sucesso”. Além da inauguração da identificação da entrada do Pomar Urbano, também houve o lançamento do novo site do projeto, e o início da exposição permanente sobre a história do local e a realização do Seminário “Rio Pinheiros: o futuro passado a limpo”. Os presentes também receberam uma cartilha de educação ambiental.

Ao todo são 24 parceiros que, juntamente com o trabalho e dedicação da SMA, estão transformando o sonho em realidade. A iniciativa já recuperou 26 quilômetros nas duas margens do rio Pinheiros, com o plantio de milhares de mudas arbóreas e arbustivas e a instalação de uma estação de tratamento de água, que permite recuperar a água do rio Pinheiros para ser utilizada na própria irrigação de todo o Pomar.

Da Secretaria do Meio Ambiente