Governo cede dois helicópteros para ajudar vítimas da chuva no Rio

Aeronaves auxiliarão no resgate de pessoas ilhadas e no transporte de alimentos e equipes médicas

sáb, 15/01/2011 - 14h56 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo cedeu neste sábado, 15, dois helicópteros para ajudar nos trabalhos de assistência às vitimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. As aeronaves serão usadas para o resgate de pessoas ilhadas e no transporte de alimentos, água, remédios e equipes médicas e de socorro.

Os helicópteros da Polícia Militar de São Paulo seguem hoje mesmo para o Rio de Janeiro. O Águia 7, com cinco tripulantes – 3 pilotos e dois profissionais de apoio -, decolou do Campo de Marte nesta manhã com destino a Teresópolis. Já o Águia 11 segue ainda nesta tarde. Decola de Ubatuba, no litoral norte, com dois pilotos e dois profissionais de apoio, levando também caixas com galões de água para abastecer a população. Um caminhão de apoio segue por terra para fazer o abastecimento das aeronaves.

Reforço com profissionais

Além dos helicópteros e do caminhão, o Governo de São Paulo enviará um perito criminal e dois médicos legistas para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Os profissionais auxiliarão as equipes do Estado na identificação e liberação de corpos das vítimas das enchentes.

Campanha para arrecadar donativos

O governador Geraldo Alckmin determinou ontem ao Fundo de Solidariedade e de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e à Secretaria Desenvolvimento Social, a organização de uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e nos municípios paulistas também afetados pelas enchentes.

Os artigos de maior necessidade são materiais de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água potável. As doações poderão ser feitas a partir deste sábado, 15, nas bases da Polícia Militar (PM) e nas unidades do Corpo de Bombeiros instaladas em todo o Estado. O Fussesp ficará responsável pela distribuição dos itens arrecadados.