Governo capacita mais de 1,8 mil pessoas para coletar dados de famílias de baixa renda

Dados auxiliam poder público na formulação e gestão de políticas voltadas para esse segmento da população

qua, 24/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) coordenará um programa de capacitação em todo o Estado para qualificar mais de 1,8 mil entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A abertura do programa aconteceu na terça-feira, 23, em Sorocaba.

Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, o CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações para identificar famílias de baixa renda no País. Essa base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, possibilita a análise das principais necessidades das famílias e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.

As primeiras turmas da “Capacitação para os Novos Instrumentos do CadÚnico” receberão a qualificação em Sorocaba e Botucatu, entre os dias 23 e 26 de fevereiro. O objetivo é uniformizar a metodologia de preenchimento do novo formulário e a forma de realizar a entrevista.

No total, serão 26 turmas qualificadas em todo Estado até o dia 18 de junho, abrangendo 1.850 entrevistadores e técnicos, representantes dos 645 municípios paulistas. Além da apresentação de cada item do novo formulário, os participantes receberão um kit com informações detalhadas, para posteriores consultas. Eles também poderão atuar como multiplicadores, capacitando outros entrevistadores em seus municípios.

Capacitação

Nesta fase inicial, o curso terá duração de 32 horas. Em Sorocaba, serão qualificados 75 entrevistadores de 31 municípios da região, enquanto Botucatu terá 28 pessoas capacitadas de 13 cidades. 

As próximas turmas serão: Araçatuba e Fernandópolis (2 a 5 de março03); Barretos e São José do Rio Preto (9 a 12 de março); São Paulo – Capital (23 a 26 de março); Baixada Santista, Vale do Ribeira e Grande São Paulo Oeste (6 a 9 de abril); Itapeva e Avaré (13 a 16 de abril); Ribeirão Preto, Araraquara e Franca (4 a 7 de maio); Grande ABC, Grande SP Leste, Grande SP Norte (11 a 14 de maio); Vale do Paraíba, Campinas (18 a 21 de maio); Mogiana e Piracicaba (25 a 28 de maio); Alta Paulista e Alta Sorocabana (8 a 11 de junho); e Bauru e Marília (15 a 18 de junho).

Os instrutores – responsáveis diretos pela capacitação dos entrevistadores – receberam qualificação em Brasília, de outubro de 2009 a fevereiro deste ano, totalizando 76 instrutores em todo estado de São Paulo. Destes, 11 são funcionários da Seads. 

Formulário

A coleta dos dados das famílias deve ser realizada por meio do preenchimento do formulário do CadÚnico. Cada formulário deve identificar apenas uma família. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo per capita. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas, desde que a sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios. 

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads