Governo busca novas parcerias para o programa Ação Jovem

Objetivo é incentivar instituições a apoiar ações de capacitação profissional dos beneficiados

sáb, 23/10/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Até o final deste ano, representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads vão visitar empresas, sindicatos e clubes profissionais para divulgar o programa Ação Jovem.  A intenção é motivar estas instituições a promover ou contribuir para a capacitação dos beneficiados pelo programa estadual de transferência de renda, utilizando para isso, inclusive, os instrumentos sociais já existentes.

O resultado esperado é a melhor preparação profissional e a inserção destes jovens no mercado de trabalho, possibilitando assim o desenvolvimento humano dos beneficiários e sua melhoria na qualidade de vida.

Duas parcerias importantes já foram firmadas com o Ação Jovem. O Sesc-SP oferece aos integrantes do programa a carteirinha gratuita, que garante o acesso a diversos serviços e apresentações culturais e educativas em suas unidades. Já o Senac-SP proporciona o curso “Educação para o Trabalho: novas conexões”, de forma gratuita, em várias cidades paulistas.

Ação Jovem 

Para incentivar os jovens a concluir os estudos, o programa estadual de transferência de renda repassa R$ 80 ao mês para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Os requisitos para receber o benefício são ter idade entre 15 a 24 anos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto, frequência mínima de 75% e aprovação escolar. Além disso, o jovem também precisa participar de atividades socioeducativas em período alternado ao escolar. O tempo máximo de permanência no programa é de 36 meses.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social