Governo autoriza mais 1.753 moradias em 22 municípios

Imóveis serão construídos em terrenos doados pelas prefeituras pelo Programa Parceria com Municípios

qui, 01/03/2012 - 8h47 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 15h)

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 1º de março, a construção de mais 1.753 moradias em 22 municípios paulistas. A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), assinou convênios e protocolos de intenções com prefeituras para a produção das novas unidades habitacionais (veja lista abaixo).

“São casas para famílias que ganham de um até cinco salários mínimos. Cada casa vai gerar três empregos – muito emprego direto e indireto -, e casa pra quem precisa: para quem está pagando aluguel, morando em área de risco, com a família. E beneficia famílias de menor renda, porque tem um importante subsídio do governo”, declarou Alckmin.

Os imóveis serão viabilizados pelo Programa Parceria com Municípios, na modalidade Administração Direta. Os empreendimentos serão implantados em terrenos doados pelas prefeituras, que vão administrar as obras diretamente, com repasse de recursos e supervisão da CDHU. Com isso, os municípios poderão contratar, por licitação, empresas locais para execução do projeto, o que permitirá geração de renda na região.

Os convênios foram firmados com 12 prefeituras e permitirão a produção de 949 moradias, com recursos da ordem de R$ 62,5 milhões. Para esses empreendimentos, os terrenos já estão doados ou em processo de doação. Assinam protocolos de intenções outros 10 municípios para a edificação de 804 unidades. O protocolo é o primeiro passo para formalização da parceria e edificação dos novos conjuntos habitacionais. Essas prefeituras já apresentaram os terrenos, que foram analisados e aprovados pela equipe técnica da CDHU.

Todas as unidades contarão com as melhorias do padrão de construção da CDHU como sistema de aquecimento solar, laje ou forro de PVC, azulejos na cozinha e no banheiro, revestimento de piso em todos os cômodos e pé direito ampliado para 2,6 m. Na parte externa, as moradias terão cobertura na área de serviço, abrigo para botijão de gás, muro divisório entre os lotes e tratamento paisagístico, entre outros itens.

Entre 2011 e 2012, o governador Geraldo Alckmin autorizou a assinatura de 69 convênios para a construção de novas 6.429 moradias. Também foram assinados 61 protocolos de intenções para viabilizar 7.227 unidades.

Assinaram convênios as prefeituras de: Conchas (79 moradias), Gabriel Monteiro (76), Inúbia Paulista (108), Itapura (68), Lupércio (67), Maracaí (30), Mineiros do Tietê (119), Onda Verde (40), Parapuã (109), Pereira Barreto (150), Pindorama (72) e Vargem Grande do Sul (31).

Os protocolos foram assinados pelos municípios de: Campo Limpo Paulista (15 moradias), Garça (26), Glicério (45), Guaimbê (116), Olímpia (190), Panorama (34), Serra Negra (96), Sud Menucci (72), Ubarana (60) e Urânia (150).

Da Secretaria de Habitação e da CDHU