Governo autoriza criação de mais oito Fatecs

Somente nos nove meses deste ano foram implantadas 14 unidades

qua, 03/09/2008 - 12h10 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h46

O governador José Serra assinou decretos de criação de oito Fatecs (Faculdades de Tecnologia). O primeiro pacote, que inclui as Fatecs de Bauru, Lins, Catanduva e Bragança Paulista foi publicado na terça-feira, 2, no Diário Oficial do Estado. Nesta quarta-feira, 3, saiu o pacote que inclui as unidades de Mogi das Cruzes, São Sebastião, Franca e a do bairro do Ipiranga, na capital.  Com elas, somente nos primeiros nove meses deste ano, foram implantadas 14 unidades. As outras seis Fatecs estão localizadas nos municípios de Araçatuba, Capão Bonito, Itu, Jaboticabal, Sertãozinho e Piracicaba.  

Assim, o Governo do Estado eleva para 47 o número de Fatecs no Estado crescimento de 80,76 % em relação às existentes até 2006. São 17 unidades desde janeiro do ano passado, primeiro mês da atual gestão. As novas faculdades integram o Programa de Expansão do Ensino Profissional do Estado, que busca dobrar o número de Fatecs de 26 para 52 até 2010 e implantar todas as condições para atingir 100 mil novas  matrículas nas Etecs (Escolas Técnicas), passando de 77 mil para 177 mil, em 2012.

Veja mais detalhes sobre as novas Fatecs:

Lins – O curso disponível é o superior de tecnologia em Informática, com ênfase em banco de dados e redes de computadores. O processo seletivo para o segundo semestre ofereceu 40 vagas para o período da tarde e 40 à noite.

Bauru – Neste semestre, a nova faculdade oferece 80 vagas para o curso superior de tecnologia em saúde – modalidade projetos, manutenção e operação de aparelhos médico-hospitalares.

Bragança Paulista – A unidade inicia suas atividades com o curso superior de tecnologia em Informática – modalidades gestão financeira e gestão da Produção Industrial. As 60 vagas estão distribuídas entre os turnos da tarde e da noite.

Catanduva – Oferece neste segundo semestre 80 vagas para o curso superior de tecnologia em  eletrônica – modalidade automação industrial.

Franca – Com as 80 vagas oferecidas para o curso superior de tecnologia em gestão da produção de calçados, no vestibular para o segundo semestre deste ano, a unidade pretende atender à demanda da região.

Mogi das Cruzes –  Inicia as atividades neste semestre com 80 vagas para o curso superior de tecnologia em redes de empresas, associativismo e cooperativismo no agronegócio, com turmas nos períodos da tarde e da noite.

São Sebastião – O cronograma prevê início de funcionamento em 2009; os cursos ainda estão em fase de definição.

Ipiranga / capital – O cronograma prevê início de funcionamento em 2009; os cursos ainda estão em fase de definição.

Empregabilidade

O decreto é assinado pelo governador Serra no momento em que pesquisa do Centro Paula Souza indicou que 93,2% dos ex-alunos das Fatecs  que concluíram o curso em 2006 estavam empregados. O índice mostra  ligeira elevação em relação à última pesquisa de empregabilidade, que foi de 92%. A média de remuneração é de 5,5 salários mínimos.

Os dados ressaltam também que entre os tecnólogos empregados, 95,7% têm vínculo formal de trabalho, sendo que 71% com carteira assinada, 15,8% são servidores públicos, 3,7%, microempresários, e 3,7%, autônomos regulares.

O setor da indústria, de acordo com o estudo, ainda é o que mais emprega (24,8%). O ramo de informática (22%) superou o de serviços (21,3%) e ocupa o segundo lugar. Em quarto lugar está o comércio (6,7%), a educação (6,4%), a saúde (5%) e a agricultura (0,6%). As grandes empresas são as que mais contratam, com 38,6%, seguidas pelas empresas de médio porte (21%) e o serviço público (20,3%).

Alguns dados indicam a sintonia entre os cursos das Fatecs e exigências do mercado: 79,9% dos entrevistados declararam não ter dificuldades para exercer a profissão. A pesquisa também aponta que o grau de satisfação dos ex-alunos com os cursos é de 78,9%.

Cleber Mata