Governo autoriza a construção de mais de 900 moradias na região de Araçatuba

Prefeitos de 12 municípios estiverem em São Paulo para falar sobre habitação e solicitar novas unidades

sáb, 07/05/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai construir mais de 900 novas moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O compromisso foi firmado pelo secretário da Habitação, Silvio Torres, em audiência com 12 prefeitos da região de Araçatuba. Eles apresentaram os déficits habitacionais dos municípios e falaram sobre regularização fundiária e da necessidade de construir novas moradias para atender as famílias de baixa renda e as que moram em área de risco.

Os prefeitos foram atendidos individualmente. Na oportunidade, cada um apresentou o seu pleito e falou dos problemas habitacionais da sua cidade. Todos solicitaram novas moradias, para atender a demanda, e fizeram um balanço dos programas que estão em andamento em parceria com o Governo do Estado, por meio da CDHU.

O secretário Silvio Torres, por sua vez, fez uma explanação sobre os programas habitacionais disponíveis, que podem ser executados em parceria com o governo estadual, disse que a meta é ampliar o número de unidades habitacionais no Estado. “Queremos iniciar esse ano a produção de 20 mil novas unidades e, para isso, contamos com os municípios paulistas”, reforçou o secretário a importância da parceria com os municípios. “Se as prefeituras identificaram terrenos adequados para construção de moradias, a CDHU viabilizará as obras”, complementou.

As unidades, segundo ele, serão construídas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU, com pisos e azulejos na cozinha, banheiro e área de serviço, pé direito mais alto, muro divisório, além de aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica.

Torres informou ainda que a prioridade do governador Geraldo Alckmin é atender as famílias que moram em área de risco, favelas e cortiços e as de baixa renda, que ganham até três salários mínimos.

O secretário estadual encerrou as audiências falando da nova política habitacional que está sendo elaborada e de dois novos programas habitacionais previstos para serem lançados até julho deste ano. Um é voltado para ampliação e reforma de imóveis e o outro é para a construção de unidades em lotes urbanizados.

Participaram do encontro os prefeitos de Alto Alegre, Barbosa, Coroados, Gabriel Monteiro, General Salgado, Glicério, Júlio Mesquita, Lourdes, Luiziania, Piacatu, São João de Iracema e Turiuba.

Da CDHU