Governo autoriza a construção de mais de 800 moradias na região de São José do Rio Preto

Prefeitos de 5 municípios da região estiverem na capital para falar sobre habitação e solicitar novas moradias da CDHU

seg, 23/05/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por intermédio do secretário da Habitação Silvio Torres, esteve reunido com prefeitos e representantes de cinco prefeituras da região administrativa de São José do Rio Preto, na capital paulista. Eles falaram sobre a demanda habitacional de cada município, reivindicaram novas moradias, verificaram os projetos já em andamento em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e falaram sobre regularização fundiária por meio do Programa Cidade Legal.

O secretário Silvio Torres atendeu os prefeitos individualmente e autorizou a construção de mais de 800 novas moradias na região para atender as famílias que moram em área de risco e as que ganham até três salários mínimos. “A prioridade do governador Geraldo Alckmin é atender essas demandas, consideradas, de fato, as mais necessitadas” explanou. Ele informou ainda que a meta do governo estadual é iniciar ainda neste ano a edificação de 20 mil novas moradias no Estado de São Paulo.

Torres aproveitou para apresentar o “Habita São Paulo”, um conjunto de ações que visam alavancar recursos e impulsionar a construção de moradias para a população de baixa renda, a urbanização de favelas e promover ações preventivas ou corretivas em áreas de risco. Ele ainda apresentou os programas disponíveis e falou da nova política habitacional que está sendo elaborada e de dois novos programas previstos para serem lançados até julho deste ano. Um é voltado para ampliação e reforma de imóveis e o outro é para a construção de unidades em lotes urbanizados.

O secretário reforçou a prioridade do governo em descentralizar as obras, como forma de agilizar e reduzir custos do projeto e a execução da obra. “Estamos optando pela modalidade da Administração Direta, cujos recursos serão repassados para a prefeitura, que ficará responsável pela execução da obras, desde a licitação até a entrega do empreendimento. A CDHU ajudará na fiscalização. “Dessa forma, o processo anda mais rápido e, além disso, gera emprego na região, porque vamos descentralizar a obra e a prefeitura poderá contratar as empresas locais para a execução do projeto”, explicou Torres.

O novo padrão de qualidade das moradias construídas pela CDHU também foi destacado por Silvio Torres. Segundo ele, as unidades estão sendo entregues com pisos cerâmicos em todos os cômodos; azulejos na cozinha e banheiro; pé direito mais alto; muro divisório entre os lotes; e aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica. Os conjuntos também estão sendo entregues com total infraestrutura urbana.

Participaram do encontro os prefeitos de Américo de Campos, Cardoso, Elisiário e Marapoama e o secretário de negócios jurídicos de São José do Rio Preto que representou o prefeito.

Da Secretaria da Habitação