Governo autoriza a construção de mais 450 moradias na região do Alto Tietê

Prefeitos de Guararema e Santa Isabel estiveram em São Paulo para solicitar novas unidades habitacionais

dom, 15/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai construir mais 450 novas moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O compromisso foi firmado pelo secretário da Habitação, Silvio Torres, em audiência em audiência realizada com os prefeitos de Guararema, Marcio Luiz Alvino de Souza, e de Santa Isabel, Hélio Buscariolli. Eles apresentaram os déficits habitacionais dos municípios e falaram sobre a necessidade de construir novas moradias para atender famílias de baixa renda e que moram em área de risco.

O prefeito de Guararema, Marcio Luiz, informou que a prefeitura tem dois terrenos, nos bairros Nogueira e Chácara dos Guanabaras, para a construção de moradias populares. Cada área deverá receber 100 casas. “Guararema foi muito atingida por chuvas em 2010. Temos um cadastro grande de famílias em áreas de risco. A prioridade do atendimento será para essas pessoas, seguindo a orientação do governador Alckmin e do secretário Silvio Torres”, falou o prefeito. Os locais deverão ser avaliados pelos técnicos da CDHU nos próximos dias.

Outros 250 apartamentos deverão ser construídos em Santa Isabel. Segundo o prefeito Buscarioli, os imóveis deverão ser edificados na zona industrial do município. “Em Santa Isabel, 83% das áreas disponíveis são formadas por mananciais, então temos que buscar locais apropriados para construir”, falou. O secretário Silvio Torres garantiu as casas, desde que a apresente uma área à CDHU para análise e aprovação.

Torres disse ainda que a meta do Governo do Estado é ampliar o número de unidades habitacionais. “Queremos iniciar neste ano a produção de 20 mil novas moradias e, para isso, contamos com os municípios”, reforçou o secretário a importância da parceria com as cidades. “Se as prefeituras identificarem terrenos adequados para construção de moradias, a CDHU viabilizará as obras”, completou.

As unidades, segundo ele, serão construídas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU, com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha, banheiro e área de serviço, pé direito mais alto, muro divisório, além de aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica. Torres informou ainda que a prioridade do governador Geraldo Alckmin é atender as famílias que moram em área de risco, favelas e cortiços e as de baixa renda, que ganham até três salários mínimos.

Da CDHU