Governo assina termo de cessão de sistema informatizado com Ouvidoria de Botucatu

Sistema agiliza acompanhamento e respostas às manifestações encaminhadas pelos cidadãos

qua, 09/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Ouvidoria da Prefeitura de Botucatu vai aperfeiçoar ainda mais o atendimento aos seus munícipes. Para isso, foi assinado na terça-feira, 8, um termo de cooperação para cessão do aplicativo Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cidadão e Ouvidoria (SGRC&O) desenvolvido pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Esse sistema agiliza o acompanhamento e as respostas às manifestações encaminhadas ao órgão pelos cidadãos.

O sistema que será implantado pela primeira vez em um município, é uma solução em tecnologia Internet que permite e facilita o registro, classificação e acompanhamento dos casos. Também permite a elaboração de respostas para as demandas, queixas e outras manifestações dos cidadãos feitas junto à Ouvidoria municipal.

No início deste ano, a Prefeitura de Botucatu criou a sua Ouvidoria, em meio a um processo de reorganização dos serviços públicos do município. Desde então, já recebeu cerca de 1,5 mil demandas dos munícipes.

Para implantá-lo, foi necessário migrar as informações armazenadas em planilhas para o banco de dados do novo aplicativo e treinar os quatro funcionários da Ouvidoria na sua operação.

Para completar a implantação, a Ouvidoria de Botucatu e a Ouvidoria da Prodesp/Poupatempo treinaram na terça-feira, 8, cerca de 50 funcionários de várias áreas da prefeitura, principalmente aqueles que atuam diretamente na prestação de serviços à população. Foi um treinamento conceitual, que abordou o papel das ouvidorias, a qualidade no atendimento, o modelo de ouvidoria adotado em Botucatu e sua interação com o cidadão. O objetivo é criar uma rede de servidores capaz de subsidiar a Ouvidoria municipal no tratamento das demandas da população. 

A Ouvidoria de Botucatu terá acesso remoto ao sistema SGRC&O, cujo processamento e bases de dados ficarão no Data Center Prodesp, no município de Taboão da Serra. Nesse local também são processadas e armazenadas cerca de 80% das informações do Governo do Estado de São Paulo.

O sistema que está sendo implantado em Botucatu é basicamente o mesmo utilizado pela Ouvidoria do Poupatempo, programa do governo do Estado que é uma referência de qualidade no atendimento ao cidadão, com mais de 98% de aprovação de seus usuários, segundo pesquisa do Ibope. No Poupatempo, em dez anos, o sistema já contabiliza mais de 280 mil manifestações do cidadão.

Da Secretaria de Gestão Pública