Governo assina protocolo de boas práticas agroambientais

Medida visa promover a agricultura sustentável no município de São Paulo, em especial na região da Represa do Guarapiranga

qui, 23/09/2010 - 16h28 | Do Portal do Governo

O Governo, por meio das secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura de São Paulo e os agricultores da região da Represa do Guarapiranga assinaram nesta quinta-feira, 23, o Protocolo de Boas Práticas Agroambientais, que promove ações sustentáveis na produção agrícola da Capital.

O protocolo prevê, por parte dos agricultores, ações de conservação do solo e controle de erosão, rotação e consórcio de culturas, redução do uso de fertilizantes sintéticos e incremento de uso de compostos orgânicos e adubos verdes, entre outros pontos.

O poder público fica encarregado, entre outras ações, de elaborar o manual de Boas Práticas Agroambientais, divulgar e informar amplamente os conceitos e benefícios da produção agroecológica, fornecer assistência técnica aos agricultores, criar e fortalecer centros de referência em agroecologia, apoiar a criação de canais alternativos de comercialização, como feiras agroecológicas e solidárias e conceder aos agricultores o Selo de Indicação de Procedência da Guarapiranga.

Os produtores têm 90 dias para aderir ao protocolo e quatro anos para cumprir as diretivas. A prefeitura estima que mais de 300 agricultores produzem plantas ornamentais e verduras na região.

Guarapiranga sustentável

O protocolo faz parte do Projeto Guarapiranga Sustentável, uma parceria das secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, prefeituras e ONGs, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da agroecologia nos município da bacia do Guarapiranga.

Da Secretaria do Meio Ambiente