Governo assina convênio para criação de cursos técnicos na região de Pindamonhangaba

A partir do segundo semestre, serão oferecidas 80 vagas para os cursos de Administração e Logística no período noturno

dom, 21/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina neste domingo, 21, em Pindamonhangaba, convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza no distrito de Moreira César. A partir do segundo semestre, serão oferecidas 80 vagas divididas entre os cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística, no período noturno, na Escola Estadual Prof. Rubens Zamith, distrito de Moreira César – Pindamonhangaba.

As aulas serão ministradas por professores da Etec João Gomes de Araújo. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. Os locais de exame serão divulgados a partir de 6 de junho. A prova será no dia 13 de junho.

Sobre os cursos

O técnico em Administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Já o técnico em Logística atua na operação e no controle de produção de bens e serviços, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando ferramentas de tecnologia de informação. O profissional também presta atendimento a clientes e implementa procedimentos de controle de custos, qualidade e segurança do trabalho no sistema logístico.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento