Governo assina convênio com prefeitura de Ribeirão Preto

Acordo prevê construção do maior parque ecológico e social da cidade

qui, 22/10/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU),  Lair Krähenbühl, recebeu na quarta-feira, 21,  a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, para assinatura do Protocolo de Intenções do Programa Especial de  Melhorias  (PEM). Durante o encontro, eles também falaram sobre a implantação do Programa Vila Dignidade no município.  

Os recursos liberados pelo PEM serão usados na construção do Parque Rubem Cione, que será o maior parque ecológico e social de Ribeirão Preto. O local atenderá os moradores de conjuntos habitacionais como Jardim Paiva, Jamil Seme Cury, Paulo Gomes Romeo e bairros como o Planalto Verde e Parque das Andorinhas, entre outros. “Mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas com o parque”, disse a prefeita Dárcy Vera.

O parque, localizado na zona Oeste da cidade, terá aproximadamente 257 mil metros quadrados onde serão construídas quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovias, chafariz, guaritas de controle de entrada, estacionamentos, lanchonete e sanitários públicos. O local ainda prevê espaços para a realização de cursos de qualificação profissional.

O Programa Vila Dignidade, cujo edital de licitação para a construção do primeiro condomínio em Ribeirão Preto foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 17, também foi tema da reunião. O empreendimento será construído em uma área da Prefeitura, no Jardim Botânico, um dos bairros mais nobres da cidade. 

O condomínio 18 casas projetadas a partir de conceitos do Desenho Universal. Os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade foram incorporados ao projeto, entre eles barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos para permitir trânsito de cadeiras de rodas, interruptores em quantidade e altura ideais, campainha luminosas, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. 

Da CDHU