Governo assina contrato para implantação de Metrô Leve na Zona Leste

Prolongamento da Linha 2-Verde reduzirá tempo de viagem entre extremo da Zona Leste e região central, de duas horas para 50 minutos

seg, 27/09/2010 - 8h07 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h38)

O Governo assinou, nesta segunda-feira 27, o contrato para a implantação do Metrô Leve entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes no prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô. O evento realizado no CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, contou com as presenças do governador Alberto Goldman e do Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

O Consórcio Expresso Monotrilho Leste, formado pelas construtoras Queiroz Galvão S/A e OAS Ltda, além da Bombardier Transportation Brasil Ltda. e Bombardier Transit Corporation, venceu a licitação ao apresentar proposta no valor de R$ 2,46 bilhões para construção de vias, fornecimentos de sistemas e trens.

Até 2012, entrará em operação o trecho entre a Vila Prudente e o Parque São Lucas, passando por Oratório. Em 2014, o Metrô Leve chegará à Cidade Tiradentes.  As obras civis do trecho que compreende as estações Vila Prudente e Oratório já foram iniciadas.  As fundações da futura estação Vila Prudente, que se integrará à estação homônima da Linha 2-Verde, estão em execução. Também estão sendo implantados os pilares das estruturas elevadas ao longo do canteiro central da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, por onde circularão os trens.

No total, a linha terá 24,5 quilômetros de extensão e 17 estações: Vila Prudente, Oratório, Parque São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacú-Pêssego, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários/dia entre Vila Prudente-Cidade Tiradentes.  Quando a obra estiver concluída, o usuário do transporte público fará em 50 minutos o trajeto entre o extremo da Zona Leste e a região central, que hoje consome duas horas.

Tecnologia

O Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil e está sendo implantado pelo Metrô de São Paulo no prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Cidade Tiradentes).

Como será construído em elevado, o Metrô Leve evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, já que a via é totalmente segregada, não provocará interferência no sistema viário.

O Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído.  Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.

Histórico

Em abril de 2009, o Governo do Estado e a prefeitura assinaram um convênio para a implantação do Metrô Leve entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, substituindo o projeto de ampliação do Expresso Tiradentes a partir de Vila Prudente. Os investimentos na implantação da nova linha terão recursos provenientes da prefeitura (R$ 1 bilhão) e o restante do Governo do Estado.

O Expresso Tiradentes é um corredor exclusivo de transporte coletivo que liga o Parque Dom Pedro II ao Sacomã e a Vila Prudente, implantado pela prefeitura e administrado pela SPTrans.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos