Governo assina contrato para implantação da linha 18-Bronze

Monotrilho vai ligar São Paulo à região do ABC

sex, 22/08/2014 - 14h27 | Do Portal do Governo

A Região do ABC irá receber a primeira linha de Metrô fora da Capital, a linha 18-Bronze. Nesta sexta-feira, 22, o Governo do Estado assinou o contrato para a implantação e operação dos 14,9 quilômetros que vai ligar os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.

Com uma previsão de demanda diária de 314 mil passageiros, o monotrilho fará a ligação entra a estação Tamanduateí, que já tem integração com a linha 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM, e Djalma Dutra, em São Berardo do Campo. A Linha 18-Bronze contará com 13 estações, 26 trens, um pátio de estacionamento e manutenção de trens, três terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.

“Uma união de esforço dos três níveis de governo e da iniciativa privada. Transporte de alta capacidade, cada trem do monotrilho tira de 10 a 12 ônibus das ruas e 500 carros”, disse o governador.

O valor do empreendimento é de R$4,2 bilhões, dos quais R$3,8 bilhões em investimentos, sendo 50% custeado pelo Governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada. O contrato de concessão assinado com o Governo do Estado tem 25 anos de vigência, sendo quatro anos para implantação da linha e 21 anos para operação comercial e manutenção.

Do Portal do Governo do Estado