Governo aproxima crianças de práticas ambientais

Programa Criança Ecológica aborda temas como sustentabilidade e preservação

qua, 02/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Conscientizar jovens do ensino fundamental sobre os conceitos básicos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente  é o objetivo do Programa Criança Ecológica, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente para ensinar conceitos e práticas ambientais aos jovens de até dez anos.

Em maio, teve início a turnê do Teatro Criança Ecológica que este ano passará por 50 cidades do interior. As crianças terão a oportunidade de brincar e aprender sobre o meio ambiente com a turma Criança Ecológica. As apresentações gratuitas são realizadas em parceria com municípios que participam do projeto Município Verde Azul e que já adotaram o livro em sua rede municipal. O teatro é mais uma ferramenta pedagógica de educação ambiental para envolver os alunos na proteção do meio ambiente.

Para o gerente do Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães, o Criança Ecológica ajuda a ensinar as crianças como cuidar da natureza. “Elas se espelham nos personagens, que são os super-heróis do meio ambiente, e com isso aprendem novas atitudes que depois podem transmitir aos seus pais. Todas as ações são importantes para cuidar do meio ambiente, mas a maior missão é preparar nossas crianças para cuidar do Planeta”, explicou.

A turnê de 2009 do Teatro Criança Ecológica passou por 15 municípios e foi vista por cerca de 30 mil crianças. A realização do teatro conta com a parceria do Instituto Julio Simões, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que contribui com o desenvolvimento social, educativo e cultural de pessoas.

O teatro

Os personagens da peça são baseados no livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”: Frida Flor, que luta pela preservação das florestas; Bob Água, que cuida da limpeza dos rios; Fred Fauno, amigo dos animais; Max Limpo, que luta contra a poluição; e Nika Valente, que faz um alerta para o aquecimento global. Há também os vilões: Dick Poluição, sujo e malvado com os animais; e Poli Vigarista, uma garota má e consumista.

Na peça, o Planeta Terra precisa de ajuda, os vilões sujam a cidade, deixam as torneiras abertas, as luzes acesas e maltratam os animais. A turma da Criança Ecológica vai usar todos seus poderes para impedir os vilões de destruir o meio ambiente e mostrar a importância de cuidar do Planeta. O Teatro Criança Ecológica chega para dar vida aos personagens e às mensagens ambientais do projeto, assim envolvendo pais e crianças na proteção da natureza.

Projeto Criança Ecológica

Lançado no dia 19 de março de 2009, pelo Governo do Estado, o Criança Ecológica, que integra os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, sensibiliza e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Agendas ambientais, determinadas por cores e temas – Azul, água, Verde, fauna e flora, Cinza, poluição, e Amarela, educação para a vida – são os trajetos para interação com as atividades ambientais.

As escolas podem participar agendando uma visita a um dos espaços do projeto pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br. Os espaços são: Villa Ambiental (Parque Villa-Lobos), Verde Vivo (Jardim Botânico de São Paulo), Bicho Legal (Zoológico de São Paulo), Água Amiga (Parque Ecológico Guarapiranga) e Floresta Legal (25 Unidades de Conservação no interior).

Da Secretaria do Meio Ambiente