Governo apresenta os melhores cafés da safra 2009

Consumidor poderá encontrar os melhores cafés nos supermercados e lojas gourmets

qui, 17/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo será lançada nesta quinta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, os dez primeiros classificados no 8º Concurso Estadual de Qualidade serão apresentados e poderão ser degustados. O consumidor terá à disposição nos supermercados e lojas gourmets da Capital e Interior os melhores cafés da safra 2009, em embalagens especiais de edição limitada e numerada.

Durante a cerimônia, será entregue o Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café de São Paulo ao cafeicultor cuja propriedade, entre as finalistas do concurso, mais se destacar na prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Haverá também a entrega do “Café Solidário” ao Fundo Social do Estado de São Paulo. São dois mil pacotes de 250 gramas de café torrado e moído cada um, elaborados com grãos colhidos em junho no Instituto Biológico, localizado na Vila Mariana, o último cafezal remanescente da capital paulista.

“São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País e responsável por mais de 40% da sua industrialização e exportação. A qualidade deve ser perseguida como uma forma de agregar valor e apostar nos nichos no mercado de café”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento João Sampaio.

Participarão do evento, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, o diretor do Instituto Biológico da Pasta (IB), Antonio Batista Filho, os produtores vencedores, as indústrias de torrefação compradoras dos lotes vencedores, supermercadistas e pesquisadores do setor.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento