Governo apresenta oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás natural

Parque Tecnológico de São José dos Campos sediará o primeiro de uma série de eventos pelo Estado; inscrições são gratuitas

sáb, 13/03/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), promove, nesta quarta-feira, 17, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o primeiro de uma série de dez eventos sobre as Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural.

No encontro, serão apresentados aos empresários da região os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do CadFor (Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da ONIP), formado por nove operadoras internacionais que atuam na atividade petrolífera nacional. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site www.onip.org.br/eventocadfor.

De acordo com o secretário-executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) e coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, o objetivo do evento é atrair novos fornecedores para o ramo de petróleo e gás natural. “A atividade petrolífera está se expandindo e necessita cada vez mais de novos fornecedores de diversas áreas de suprimentos. O evento será uma oportunidade para as micro, pequenas e médias empresas paulistas entrarem nesse novo mercado, estimulando a economia local e a geração de emprego e renda no Estado de São Paulo”, explica o coordenador.

O evento contará com especialistas da ONIP, das operadoras do CadFor e da Petrobras, que vão apresentar os mecanismos para participação nos seus cadastros e atender o empresariado local para tirar dúvidas e facilitar a inclusão dos interessados nos cadastros. Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, previsões indicam que deverão ser investidos, em toda a cadeia da indústria de petróleo e gás no Brasil, US$ 40 bilhões anuais até 2014.

Na oportunidade, também serão apresentadas as ações da agência Investe São Paulo para auxiliar empresas interessadas em investir no Estado e as linhas de crédito da agência paulista de fomento Nossa Caixa Desenvolvimento – que oferece as menores taxas do mercado para capital de giro e investimentos, com juros que chegam a 0,96% ao mês. Além disso, haverá palestra sobre as ações do governo do Estado no setor de Petróleo e Gás Natural, e apresentações da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nos próximos meses, serão realizadas mais nove edições do evento para divulgar os sistemas de cadastro em outras regiões do Estado.

Sobre o Cadfor

Patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil, o CadFor entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores nacionais têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras. Atualmente, existem 285 empresas cadastradas, enquanto outras 685 estão em fase de cadastramento. Os produtos e serviços prioritários para cadastramento estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.  

Da Secretaria de Desenvolvimento