Governo apresenta modelo de gestão em saúde animal

Modelo, divulgado durante campanha de vacinação contra a febre aftosa, capacitará produtores

ter, 05/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O governo do Estado apresentou, em São José do Rio Preto, um modelo de gestão pública em saúde animal, durante o lançamento da etapa de maio da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

O objetivo do modelo é promover a qualidade sanitária da produção de bovídeos (bovinos e bubalinos) de carne e de leite com a participação efetiva das instituições representativas da cadeia produtiva. O modelo ainda pretende envolver outros entes nas ações básicas de gestão de saúde animal que abrangem, por exemplo, a capacitação de produtores. Como resultado desse processo, o intuito é que as propriedades possam passar a ser certificadas e consigam um selo de gestão.

A vacinação contra a aftosa vai abranger somente bovídeos até 24 meses de idade na etapa de maio. O Estado foi atendido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na sua solicitação de mudança no calendário, graças ao fato de não registrar nenhum caso da doença há 13 anos e de há 13 semestres a cobertura vacinal estar acima de 90%.

A imunização de todo o rebanho permanece obrigatória na etapa de novembro, mas a estratégia é caminhar para a retirada total da vacina. O produtor também tem de continuar comunicando tanto a quantidade de animais vacinados quanto o total do rebanho até o sétimo dia útil após o encerramento da campanha (portanto até 9 de junho neste ano).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento