Governo apresenta até novembro política estadual para o idoso

A questão está sendo discutida por um grupo de 40 especialistas e deverá resultar no Movimento Estadual para a Pessoa Idosa

qui, 27/09/2007 - 15h19 | Do Portal do Governo

No Dia do Idoso, comemorado hoje, 27, a Secretaria Estadual da Saúde programou uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção da população para temas como cuidados com a saúde, a importância da prática de esportes e até para a questão do trabalho na Terceira Idade. A preocupação do Estado com as pessoas com idade a partir de 60 anos, porém, vão além do atendimento médico-hospitalar e do incentivo a prática de esportes. No início deste ano, o governador José Serra determinou a elaboração de uma política específica para os idosos, que deverá estar pronta até o mês de novembro. O objetivo é a criação de propostas que proporcionem mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos.

Atualmente, a questão está sendo discutida por um grupo formado por 40 pessoas consideradas autoridades no atendimento à Terceira Idade e deverá resultar no Movimento Estadual para a Pessoa Idosa. Nesse grupo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, há representantes do Governo do Estado, do município, Ministério Público, universidades, hospitais, centros de referência e conselhos.

Ações do CRI

Mesmo antes do anúncio de uma política específica para a Terceira Idade, o Estado mantém serviços e ações para esse público. São Paulo conta com dois Centros de Referência do Idoso (CRI) na Capital, um no bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste, e outro no Hospital do Mandaqui, na Zona Norte.

As unidades foram criadas para oferecer assistência integral à pessoa idosa. Nos dois CRI, além das ações de atenção à saúde, estão disponíveis espaços destinados à assistência social, oficinas, lazer, apoio familiar e acesso gratuito à Internet (Infocentro). Todos os serviços são gratuitos e exclusivos para pessoas com idade a partir de 60 anos.

O CRI São Miguel Paulista fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), nº 34, e oferece assistência médica, serviços de ouvidoria, orientações sobre direitos dos idosos, espaço de convivência, salas de vacinação e Infocentro.

O CRI da Zona Norte funciona no Complexo Hospitalar do Mandaqui, na Av. Voluntários da Pátria, 4301. Lá é possível encontrar assistência médica em diferentes especialidades, terapia ocupacional e assistência social, além de espaços de lazer, com sala de leitura, teatro, coral e cursos, entre outros.

No Fundo Social

Já o Fundo Social de Solidariedade mantém em sua sede, no Parque da Água Branca, Zona Oeste da Capital, o Centro de Convivência do Idoso, que oferece entretenimento, lazer, cultura e esportes para pessoas com idade a partir de 60 anos.

Hoje, 297 alunos estão matriculados nos cursos oferecidos no Centro, que contam com 13 monitores contratados pela Secretaria Estadual da Cultura e 13 voluntários. Entre as oficinas disponíveis estão as de aquarela, origami, pintura em tecido, canto coral, violão, teatro, tapeçaria, alfabetização, inglês, espanhol e outras.

O Centro de Convivência também mantém o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), que oferece acesso à assistência jurídica, consultas, internações, além de divulgar atividades de lazer, cultura e esporte promovidas para esse público.

O Fundo Social de Solidariedade também coordena os tradicionais Jogos Regionais do Idoso (Jori), evento esportivo realizado em sete etapas no Interior e na Capital, promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo e municípios sede dos jogos.

Este ano, a competição reuniu 1.743 atletas da Terceira Idade disputando medalhas em 11 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, jogo de damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.

Outra ação importante do Estado é o repasse de recursos para que os municípios possam aplicar em programas de assistência social aos idosos. Este ano, o Governo paulista deverá transferir um total de R$ 12 milhões aos municípios para ações específicas para a Terceira Idade, que deverão proporcionar o atendimento de 52 mil idosos pelas redes de proteção social dos municípios (prefeituras e Organizações Não Governamentais).

Comemoração

Nesta quinta-feira, as pessoas com mais de 65 anos que visitarem o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na Zona Sul da Capital, poderão participar do evento “Viver Mais e Melhor”, que contará com apresentação de coral, shows musicais e palestra sobre a inserção dos idosos no mercado de trabalho.

No sábado, 29 de setembro, é a vez do CRI da Zona Norte, que programou o “CRI-Ação”, com diversas atividades gratuitas para toda a população.

A unidade espera contar com a participação de pessoas de todas as faixas etárias e regiões da Capital nas gincanas, aulas de origami, caminhadas, jogos de mesa, palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, testes gratuitos de glicemia e pressão arterial, corte de cabelo, orientação nutricional, entre muitas outras atividades.

Além disso, profissionais do próprio CRI, como médicos, enfermeiros e nutricionistas, nesse dia serão voluntários e oferecerão orientação a todos que passarem pelo local.

Cíntia Cury

(I.P.)