Governo anuncia Virada Social em Paraisópolis

Anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública nesta quarta-feira, 18

qua, 18/02/2009 - 18h53 | Do Portal do Governo

Unir o poder público e a sociedade civil para promover a inclusão social nas comunidades carentes e dar à população mais segurança e qualidade de vida. Este é o lema da “Virada Social – Qualidade de vida com Segurança”, um programa de Segurança Pública e do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que integra diversas secretarias e órgãos públicos estaduais, prefeitura, parceiros da sociedade civil e a comunidade.

Depois dos bairros Jardim Elisa Maria, São Mateus e Jardim Alba, é a vez de Paraisópolis receber as ações da Virada Social. O anúncio do início das operações foi feito pelo secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, no fim da manhã desta quarta-feira, 18.

Em Paraisópolis, o primeiro passo foi restabelecer a ordem e a segurança do bairro. Para manter a tranqüilidade na segunda maior favela da Capital, a Polícia Militar realiza, desde o último dia 4, a Operação Paraisópolis. Trata-se de um ato preventivo na região, diante dos tumultos ocorridos no início do mês. A ação conta com a participação do efetivo das unidades policiais locais, com reforço do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea.

Continuidade

Dando sequência à Operação Paraisópolis, a Polícia Militar começa hoje no bairro a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste), que acontece por aproximadamente três meses. Além de combater ostensivamente a criminalidade, a Operação tem como objetivo estreitar os laços da Polícia com a comunidade, criando e fortalecendo a confiabilidade com a população. A Operação acontece simultaneamente com ações sociais, feitas pela própria Polícia Militar, como o atendimento odontológico de crianças entre cinco e 12 anos.

A Operação é fundamental para o sucesso das outras ações da Virada Social na medida em que garante o espaço para que as outras secretarias do Governo de São Paulo, Prefeitura, entidades e organizações sociais implantem os programas integrados que têm como principal objetivo oferecer mais qualidade de vida e oportunidades para a população.

Balanço

Até a última terça-feira, 17 – 15º dia da operação –, a Polícia Militar havia abordado 13.477 pessoas. Destas, 14 foram presas em flagrante, 19 foram capturados por serem procurados pela Justiça e 13 adolescentes infratores detidos. Durante as abordagens, 11 armas de fogo e 158 munições foram apreendidas.

Nas sete ocorrências envolvendo tráfico de drogas, os policiais apreenderam cerca de cinco quilos de maconha, 337,6 gramas de cocaína, 1,360 quilo de crack e 25,7 gramas de haxixe, além de R$ 6.456,00 em dinheiro. Durante fiscalização em 203 estabelecimentos comerciais, 31 máquinas caça-níqueis foram recolhidas. Além disso a Polícia Militar vistoriou 1.786 veículos e apreendeu 12 deles.

Ações simultâneas

Junto com a Operação Saturação acontecem outras três ações policiais, que objetivam a captura de criminosos. Uma delas é a Operação Patrulhamento Inteligente (OPI), realizada de forma ostensiva por policiais da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e da Cavalaria, que acontece fora da área delimitada pela Operação.

A segunda é a Operação Bloqueio de Área (OBA), na qual a Polícia bloqueia o trânsito rápido em ruas e avenidas previamente determinadas, abordando veículos (motos e carros) cuja atitude dos ocupantes é suspeita. Esta última ação tem como principal objetivo flagrar pessoas conduzindo veículos irregulares ou transportando drogas e armas de fogo.

A outra ação é a Operação Combinada de Presença (OCP), que conta com policiais do Regimento de Cavalaria “9 de Julho”, Canil e Corpo Musical, que realizam o patrulhamento montado e a pé.

Antes e depois

São Mateus

A constatação dos bons resultados da Operação Saturação na região de São Mateus (zona leste da Capital) e o conseqüente aumento da segurança da população pode ser confirmada na comparação entre os dados criminais dos 90 dias antes e dos 90 dias após o início da ação. Houve queda de 27% nos índices de roubo, 33% nos casos de homicídios dolosos, diminuição de 33% nos furtos de veículos e de 62% nos roubos de veículos.

Terminada a Operação Saturação, a Polícia ainda contabilizou 172 pessoas presas, 203 quilos de entorpecentes apreendidos, assim como 24 armas de fogo e 640 munições retiradas de circulação. Após 99 dias do início da ação, o objetivo foi alcançado e os índices de criminalidade baixaram.

No bairro, a operação contou com a participação de 678 policiais militares, 208 viaturas e 74 animais, com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes, roubos, furtos e prevenção de crimes relacionados às drogas, como porte ilegal de armas, homicídio e receptação.

Na ação, a Polícia Militar realizou 141 prisões em flagrantes, recapturou 31 foragidos da Justiça, executou 50.170 buscas pessoais, 884 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, e 8.295 vistorias em carros e 13.407 em motos. Além disso, foram registradas 46 ocorrências de tráfico de entorpecentes, seis de porte de entorpecentes e sete de porte ilegal de armas.

Um centro odontológico foi instalado no início da Operação Saturação para atender crianças com idades entre cinco e 12 anos. Ao todo foram 1.503 atendimentos clínicos gratuitos. Palestras desenvolvidas pelo Centro Odontológico da Polícia Militar, pelo Comando de Policiamento Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros foram levadas a 3.032 pessoas da comunidade local.

Jardim Alba

No Jardim Alba, região da Vila Santa Catarina (zona sul da Capital), a Polícia Militar registrou recorde de apreensões de drogas, armas, munições e explosivos, sem disparar um único tiro de arma de fogo.

Em 93 dias de combate a criminalidade na região, a PM realizou 54.558 buscas pessoais, 972 a estabelecimentos comerciais, além de 7.239 carros e 13.038 motos vistoriados. Mais de 800 quilos de drogas entre maconha, cocaína, ecstasy, lança-perfume, crack e haxixe foram apreendidos. Isso sem contar os mais de dois mil equipamentos associados ao tráfico localizados, como por exemplo, balanças de precisão, 32 armas de fogo e 1.265 munições.

Houve também 204 prisões em flagrante e a captura de 43 foragidos da Justiça. Em relação aos períodos de 1º de setembro a 30 de novembro de 2006 e 2007, constatou-se queda de 18% no índice de roubo e 50% nos casos de homicídio doloso (sem intenção de matar). Participaram desse trabalho 514 policiais militares, 137 viaturas e 65 animais.

Elisa Maria

Durante a Operação Saturação no Jardim Elisa Maria, houve significativas reduções nas incidências de diversos tipos de crimes como, por exemplo, a queda de 100% do índice de tentativas de homicídios. Outras modalidades criminais também foram inibidas pela maciça presença policial, como furtos (queda de 9%), homicídios dolosos (queda de 80%) e roubos (queda de 33%).

Secretaria de Comunicação