Governo anuncia primeira Etec voltada aos esportes no Estado

Com implantação prevista para 2012, a unidade vai oferecer 360 vagas para o curso técnico de Esportes e Recreação

sex, 22/10/2010 - 16h04 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman anunciou nesta sexta-feira, 22, a primeira Escola Técnica Estadual (Etec) voltada aos esportes do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no bairro de Vila Maria, na capital paulista, no local onde será implantada a futura Etec, e contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Com implantação prevista para 2012, a Etec de Esportes oferecerá 360 vagas para o curso técnico de Esportes e Recreação, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra, que há seis anos capacita monitores esportivos. O novo curso terá duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.

A unidade fará parte de um grande Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake em terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que anteriormente era ocupado por uma favela, com cerca de 1.600 famílias. A CDHU promoveu a remoção total das famílias, oferecendo cartas de crédito ou transferência para conjuntos da própria companhia, dependendo da opção dos moradores.

As obras serão feitas com recursos do Governo do Estado. A estrutura da escola contará com laboratórios de tênis de mesa, judô, boxe, idiomas, informática, academias, biblioteca, ambulatório e salas de aula, entre outras instalações administrativas e acadêmicas. Além do prédio da futura Etec, onde acontecerão as aulas teóricas, o Centro de Convivência terá também um pavilhão multiuso, que abrigará quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários, entre outros ambientes.

A céu aberto, serão construídas cinco quadras para prática de esportes como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses ambientes servirão tanto como laboratórios para os alunos da Etec como para atividades de lazer e esportes da comunidade. Todas as instalações do Centro de Convivência irão atender às normas de acessibilidade para permitir a circulação e a prática de esportes por pessoas com deficiência.

A Etec de Esportes será construída na Rua Paulo Lorenzani, s/nº, na Vila Maria, Capital, com acesso pela Ponte Aricanduva, 2ª alça à direita/ao lado do Cingapura Chácara Bela Vista.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. “Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica”, ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 199 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Sobre a Fundação Gol de Letra

ONG instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo. Desenvolve programas e projetos de educação que associam uma pedagogia provedora de conhecimento, cultura e cidadania ao trabalho com famílias e comunidades, na Vila Albertina (zona norte de São Paulo) e no Caju (Rio de Janeiro).

Da Secretaria de Desenvolvimento e do Centro Paula Souza