Governo anuncia os vencedores do Prêmio Mário Covas

Foram 244 inscrições, sendo 200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal

qui, 05/11/2015 - 22h12 | Do Portal do Governo

Os vencedores da 11ª edição do Prêmio Mário Covas, uma iniciativa do Governo do Estado realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, foram anunciados em cerimônia nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes. Este ano foram inscritos 244 projetos, sendo 200 para a categoria Gestão Estadual e 44 para Gestão Municipal.

“Esse prêmio tem uma atualidade importante, porque ele busca prestigiar principalmente quem faz com menos e faz bem feito, como gostava de dizer o governador Mário Covas”, lembrou o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro. Nesta edição estavam destacadas três áreas diferentes e em cada uma dessas duas categorias: inovação em serviços públicos, inovação em processos organizacionais e inovação em políticas públicas.

Nas três áreas de ambas as categorias foi escolhido um projeto. Entre os 59 finalistas (37 concorrendo em Gestão Estadual e 22 em Gestão Municipal) seis foram premiados e do seleto grupo ainda saiu os dois grandes vencedores da noite. Um em cada categoria. Houve também várias menções honrosas.

O Prêmio Mário Covas foi criado para reconhecer ações inovadoras de serviços públicos que gerem melhorias nos processos organizacionais, na prestação de serviços ou em política pública. É também uma valorização dos servidores estaduais e municipais e um estímulo para a geração de conhecimento na Administração Pública Paulista.

A avaliação e o julgamento ficaram a cargo da Fundação Instituto de Administração (FIA). Projeto que tem coordenação do professor, economista e consultor em Gestão Pública Hélio Janny Teixeira. As bancas de julgamento, que contaram com a participação de outros especialistas, foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

CONHEÇA OS PROJETOS VENCEDORES

1º NA CATEGORIA ESTADUAL
Área: Inovação em Políticas Públicas
Programa de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência
Instituição: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Responsável: Luiz Carlos Lopes (coordenador do programa)

O programa prevê um novo serviço inédito de atendimento policial e social a pessoas com deficiência vítimas de violência. O Estado de São Paulo abriga 9 milhões de pessoas com deficiência e houve, nos últimos anos, um crescimento nos relatos de casos de violência contra essa população. Já temos hoje a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, e o programa prevê a capacitação de 12 mil servidores públicos para colocar em operação esse novo serviço especializado.

1º NA CATEGORIA MUNICIPAL
Área: Inovação em Serviços Públicos
Ação Integrada da Subprefeitura do Itaim Paulista
Instituição: Prefeitura Municipal de São Paulo
Responsável: Miguel Angelo Gianetti (subprefeito do Itaim Paulista)

Superando obstáculos administrativos e políticos, a Subprefeitura do Itaim Paulista desenvolve um projeto que integra efetivamente ações do setor público. A “Ação Integrada” consiste em organizar uma praça itinerante de serviços e políticas públicas, em sistema de rodízio. A inovação está em juntar órgãos e instâncias de governo, setor privado e ONGs, que conseguem oferecer, juntos, uma cesta com mais de 150 serviços. Para a população, o principal resultado é a efetiva presença do Estado num território vulnerável. Para a administração, o método induz a sinergias que promovem a economicidade e a qualidade do gasto público.

OUTROS PROJETOS PREMIADOS

Categoria Estadual
Área: Inovação em Serviços Públicos
Sistema Radar
Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Responsável: Adilson Pereira de Carvalho (diretor de telemática)

O Sistema Radar concentra informações de variadas fontes, permitindo agilidade na fiscalização do trânsito e na pesquisa de dados sobre os veículos, gerando alertas automáticos e em tempo real para todas as viaturas próximas do radar para a interceptação do veículo. Além da complexidade tecnológica, envolve a integração com outras instituições e níveis de governo, com destaque para os municípios e polícias rodoviárias. Em seus próximos estágios, o sistema contará com 843 pontos de fiscalização e 2.000 câmeras.

Área: Inovação em Processos Organizacionais
Avaliação de Vulnerabilidade Criminal nos Fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Instituição: Polícia Militar do Estado de São Paulo
Responsável: Washington Luis Gonçalves Pestana (chefe da assessoria)

Trata-se de uma sistemática de aferição de vulnerabilidade em fóruns e uma “fórmula social”, com base em dados criminais e ambientais, que otimizaram a distribuição de vigilantes patrimoniais nos prédios das comarcas do Estado de São. O resultado foi uma economia de mais de R$ 60 milhões por ano e uma melhor distribuição desses profissionais, atendendo às demandas na área de segurança.

Categoria Municipal
Área: Inovação em Processos Organizacionais
Programa de Combate ao Desperdício de Água
Instituição: Prefeitura de Suzano
Responsável: Alexandre Bueno Miranda (assistente técnico)

O programa conta com a parceria da Sabesp e prevê atividades de educação ambiental para alunos do ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos para evitar o esperdício e enfrentar a crise hídrica. O projeto envolveu professores, diretores, supervisores e funcionários de escolas, que foram multiplicadores do programa, reforçando a conscientização sobre a importância do uso racional da água.

Área: Inovação em Políticas Públicas
Observatório da Educação – Educatu
Instituição: Prefeitura de Botucatu
Responsável: Juliano Bacchi (coordenador do departamento de TI)

Um conjunto de softwares, num único portal, permite a gestão centralizada de vagas e transferências entre as unidades escolares, acompanhamento de frequência e ocorrências escolares. A iniciativa facilitou a tomada de decisões com transparência. Algumas ferramentas são próprias para facilitar a inclusão de notas e ocorrências escolares, passíveis de verificação também pelos alunos e seus pais.

Do Portal do Governo do Estado