Governo anuncia curso técnico gratuito na região de P. Prudente

Curso de Química terá 40 vagas; aulas começarão no 1º semestre de 2010

seg, 07/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta segunda-feira, 7, convênio com o prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Eduardo Theodoro, para implantação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza na cidade. A parceria prevê inicialmente a criação de 40 vagas no curso técnico em Química, no período noturno.

A classe descentralizada será implantada na Escola Estadual Ministro Oscar Pedrosa Horta. O local funcionará como uma extensão da Escola Técnica (Etec) de Dracena. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Os interessados deverão se inscrever para o vestibulinho entre os dias 7 e 18 de dezembro. O exame será realizado no dia 10 de janeiro.

Sobre o curso

O técnico em química é o profissional que executa ensaios físico-químicos, participa do desenvolvimento de produtos e de processos, supervisiona a operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, opera equipamentos em conformidade com normas de qualidade, de biossegurança e de controle ambiental, além de interpretar manuais e elaborar documentação técnica e registros legais. Mercado de trabalho: indústrias farmacêuticas, químicas e de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento