Governo anuncia 36 novos trens para a Linha 8-Diamante

CPTM também conclui reforma de trens com a entrega da última de 34 composições

ter, 16/03/2010 - 10h40 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h10)

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciaram nesta terça-feira, 16, a autorização para assinatura do contrato de Parceria Público Privada – PPP da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção destes pelo período de 20 anos. As composições circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno). Na ocasião, também foi concluído o programa de reforma de trens, com a entrega da última composição de um lote de 34 e de vedação da faixa ferroviária das seis linhas da CPTM.

“São Paulo está fazendo agora a terceira Parceira Público Privada, sendo que no Brasil há 6 ou 7, portanto nós temos 50% delas e trabalhamos depressa porque Parcerias Público Privadas têm uma arquitetura complicada. Essa parceria é para a aquisição de bens, que são trens novos que irão atender uma região carente da Grande São Paulo, que é Osasco”, disse o governador José Serra.

Parceria Público Privada

O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), a CAF Brasil (CAF – Brasil Indústria e Comércio), e a ICF (Inversiones en Concesiones Ferroviarias) foi o vencedor da licitação. As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infra-estrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.

Reforma de Trens

A composição reformada entra em operação na Linha 11-Coral para circular no trecho entre as estações Guaianazes e Estudantes. O programa para modernização da frota da CPTM envolve a reforma e modernização de 34 trens: 17 para a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), 12 trens para a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e quatro para a Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí). A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborara para a redução dos intervalos nas linhas.

As composições passaram por uma profunda reforma: as portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a abertura indevida e itens de acessibilidade foram incluídos, como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento das portas, que auxilia pessoas com deficiência auditiva. As partes externas e internas dos carros receberam pintura e novos bancos e janelas. O piso foi totalmente recuperado, com aplicação de novo revestimento. Outra intervenção importante é a redução do vão entre o trem e a plataforma, com a implantação de estribos na parte externa das portas das composições.

Os sistemas de freio, motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma revisão geral e os componentes danificados foram substituídos. Houve também a instalação de um dispositivo que lubrifica os frisos das rodas e reduz o desgaste dos trilhos. O trem conta ainda com um novo registrador, que funciona como uma espécie de “caixa preta”.

Vedação da Faixa

Na cerimônia, foi oficializada a conclusão do programa de vedação da faixa ferroviária (fechamento dos muros que dão acesso à ferrovia) das seis linhas da CPTM. A iniciativa tem o objetivo de garantir segurança ao sistema, aos usuários e a toda comunidade, à medida que aumenta a segurança operacional: evita atraso na circulação dos trens (não há interferência nas vias), garante a segurança dos pedestres, impede o vandalismo e a utilização indevida das dependências da Companhia.

“No passado, como passava por regiões pouco habitadas, as linhas não tinham vedação, não tinham os muros. É uma obra que se vê pouco, só quem anda no trem que vê, mas é fundamental para a segurança do passageiro e das pessoas que moram nas vizinhanças das linhas”, completou o governador.

Plano de Expansão

Todas essas ações fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, entre 2007 e 2010. O objetivo do Plano é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 62,3 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam onze novos trens no Metrô e 12 na CPTM.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos