Governo amplia vagas em Etecs do interior

Escolas da região de São José do Rio Preto vão ganhar 960 oportunidades postos para técnicos

seg, 01/06/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Duas cidades do interior de São Paulo vão receber recursos do Governo para expandir suas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As unidades de Fernandópolis e Votuporanga terão dois novos cursos: Operação e Manutenção de Equipamentos Agroindustriais e Produção de Cana-de-Açúcar, respectivamente.

Na Etec de Fernandópolis, serão investidos R$ 6 milhões para a construção de 12 salas de aula e um laboratório específico para o curso da área agroindustrial. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2010. Em Votuporanga, as aulas do curso do setor sucroalcooleiro estão previstas para começar em agosto deste ano.

Além dessa expansão, a região de São José do Rio Preto terá 960 novas vagas de ensino técnico distribuídas por escolas da rede pública estadual do próprio município, Araçatuba, Andradina, Ilha Solteira, Jales e Mirassol.

Os cursos fazem parte da parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, que abrirá 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.

Os cursos funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infra-estrutura já existente.

Cada escola estadual trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões no projeto.

As inscrições para o processo seletivo das Etecs começam no próximo dia 5 de junho e seguem até as 15h do dia 19. Para se inscrever, o candidato deve se cadastrar no site da instituição. A prova será realizada no dia 12 de julho.