Governo amplia estrutura do resgate médico no Estado

Investimento chega a R$ 34,7 milhões para novas ambulâncias, bases operacionais e contratação de médicos especializados

seg, 04/03/2013 - 12h48 | Do Portal do Governo

Com investimento de R$ 34,7 milhões por meio da Secretaria da Saúde, o Governo de São Paulo está ampliando a estrutura do resgate médico no Estado. Nesta segunda, 4, o governador Geraldo Alckmin anunciou a compra de ambulâncias, instalação de novas bases operacionais e contratação de médicos especializados do Grau (Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O Grau é referência nacional e até mesmo internacional em resgate médico e atendimento a desastres. Alckmin lembrou que “o grupo atuou em acidentes graves sempre fazendo uma enorme diferença”. “Aqui em São Paulo terá mais equipamentos, mais ambulâncias, com 136 médicos especializados e 122 enfermeiros”, afirmou o governador.

Para reforçar e agilizar o socorro pré-hospitalar, a Secretaria comprou 55 novas ambulâncias superequipadas com todos os recursos de suporte avançado às vítimas, além de materiais e insumos necessários para o atendimento. 

Ampliação

Mais nove bases do Grau serão instaladas nas cidades de Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Presidente Prudente, Praia Grande, São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba até o próximo ano. O grupo já mantém cinco bases na capital, incluindo o grupamento aéreo, que atuam em toda a região metropolitana da Grande São Paulo.

Os médicos e enfermeiros do Grau terão o apoio de 21 helicópteros da Polícia Militar para transporte aéreo de pacientes com quadros gravíssimos e risco iminente de morte. “É um tempo mais rápido no atendimento e aumento da qualidade deste atendimento. A formação dos profissionais faz toda a diferença”, destacou Alckmin.

Chamado de “tropa de elite” da Secretaria, o Grau esteve presente em tragédias como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga (2010) e Alagoas (2010).

Do Portal do Governo do Estado