Governo amplia calendário esportivo para internos

A Fundação CASA preparou para o ano que vem 10 competições estaduais, três a mais que em 2008

qui, 15/01/2009 - 10h40 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA levou oportunidades de inclusão social por meio de práticas desportivas e lazer a mais de 5.000 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nas unidades de todo o Estado de São Paulo. Ao todo, em 2008, foram sete campeonatos estaduais promovidos fora das unidades, além de vários torneios internos que resultaram em 10 mil atividades na área de Educação Física.

Em 2009, o calendário será ainda mais incrementado. A Gerência Educação Física e Esporte da Fundação CASA preparou para o ano que vem 10 competições estaduais – três a mais que em 2008. A festa desportiva vai começar em janeiro com a V Copa da CASA de Futebol, realizada em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Nesta competição, os internos vão jogar nos melhores estádios do Brasil: Morumbi, Pacaembu, Parque Antártica, e outros mais. Veja mais fotos das competições.

No decorrer de 2009, os adolescentes vão participar das mais variadas competições desportivas realizadas pela CASA. “Realizar estas competições no ano de 2008 nos deu mais preparo, ânimo e fôlego para um 2009 ainda mais ativo”, explica Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA, que aposta no uso pedagógico do esporte. “As práticas desportivas fortalecem o trabalho de educação de valores, pois ensinam aos jovens a importância da disciplina, do respeito ao próximo, do trabalho em equipe e dos cuidados com a saúde.”

Depois do futebol, será a vez do IV Torneio de Voleibol, em abril. A partir daí, as competições seguem em ritmo acelerado. Em seguida acontecerão o I Meeting de Atletismo, o III Torneio de Basquetebol, a Gincana Pedagógica, o V Campeonato de Futsal, o II Torneio de Tênis de Mesa, a IV Olimpíada da Fundação CASA, o VIII Campeonato de Xadrez e o IV Torneio de Handebol.

O meeting, a gincana e o campeonato de xadrez (não realizado em 2008) são as novidades do calendário. Já a Olimpíada, que chegará à quarta edição em outubro, é a grande apoteose do calendário desportivo. Em 2008, ela reuniu 980 jovens no Complexo do Ibirapuera. Em 2009, o maior evento esportivo envolvendo jovens em conflito com a lei na América Latina deverá bater o recorde.

“Esta é a quarta edição do calendário, que tem o objetivo de orientar as unidades e os professores sobre o planejamento esportivo para 2009”, diz Carlos Alberto Robles, gerente de esporte. “Em quase quatro anos à frente da Gerência de Esporte na Fundação CASA, eu e minha equipe de professores de Educação Física conseguimos planejar melhor a programação esportiva, para contar com uma participação maior de atletas”.

Ainda conforme Robles, o ano de 2008 foi produtivo para a área de Educação Física da Fundação CASA. “Conseguimos envolver mais de dez mil jovens em atividades esportivas”, destaca Robles. “Esta adesão é o resultado do comprometimento dos profissionais da área de Educação Física durante as aulas. O esporte prova mais uma vez a sua força. Com este aliado todos nós ganhamos”.

Eles venceram pelo esporte

Quando internos, dois adolescentes que foram descobertos durante o IV Campeonato de Futebol de Salão da CASA passaram por um peneira na Portuguesa Santista. Hoje, em liberdade, os dois atletas estão treinando na equipe. Um outro, da unidade Adoniram Barbosa, da Vila Maria, na Capital, há seis meses treina na Portuguesa de São Paulo. Ele vai disputar a Taça São Paulo de Juniores pela Lusa.