Governo alerta para risco de colesterol alto em crianças

Hereditariedade e má alimentação estão entre as principais causas da doença

qua, 04/11/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde faz um alerta: crianças podem ter colesterol alto, problema normalmente associado a adultos. Hereditariedade e má alimentação estão entre as principais causas da doença. Mensalmente cerca de 15 crianças são atendidas no Instituto Dante Pazzanese para tratar o problema. O controle deve ser feito com a melhora do estilo de vida. O colesterol é um importante indicador de algumas doenças como aterosclerose, obstrução das artérias, infarto, derrame, aneurisma e problemas nos rins. 

“As crianças que têm antecedentes de colesterol alto na família devem fazer o exame e ter cuidado com a alimentação logo que descobrir o problema. As doenças causadas pelo colesterol alto podem ser evitadas com um estilo de vida e alimentação saudáveis. São recomendáveis a prática de exercícios e comer menos gordura”, afirma o diretor de divisão científica do Instituto Dante Pazzanese, Marcelo Bertolani. 

O colesterol normal para uma criança de 10 a 12 anos é abaixo de 100. Algumas crianças que se consultaram no Dante Pazzanese, no entanto, apresentaram marcador 200. 

O chefe da Sessão de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese, Daniel Magnoni, dá algumas dicas que os pais devem observar na hora de elaborar o cardápio para as crianças: 

– Inclua nas refeições saladas, verduras e legumes – para chamar a atenção das crianças, investa  em “saladas coloridas”, misturada com frutas, como melão e gomos de laranja; 

– Estimule a criança a comer grelhados com legumes;

– Substitua o arroz normal pelo integral; 

– No inverno, dê sopas com batata e pepino;

– Para sobremesa, dê preferência a compotas de laranja, goiaba ou pêssego, acompanhadas de requeijão light ou queijo branco; 

– O refrigerante deve ser substituído por um suco natural ou industrializados conservados; 

– Sirva um lanche no meio da manhã e outro no meio da tarde, sem açúcar e sem muito sal; estimule a criança a comer frutas e evite, nos lanches, salgadinhos fritos e industrializados. No lanche, também pode ser servido peito de peru e barras de cereal.

Da Secretaria da Saúde