Governo abre licitação para quatro novos postos do Poupatempo

Postos serão instalados nas cidades de Rio Claro, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente

qui, 03/09/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

O Diário Oficial publicou na quarta-feira, 2, os avisos das licitações que vão selecionar as empresas que ficarão responsáveis pela implantação e gestão de quatro novos postos do Plano de Expansão do Poupatempo: Rio Claro, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente. 

As sessões públicas serão realizadas na sede da Prodesp (empresa do Governo que administra o Programa Poupatempo) no dia 16 de setembro. 

“Esta é a etapa chave para a implantação desses novos postos do Poupatempo. Assim que os pregões forem finalizados, com a homologação dos vencedores e a assinatura dos contratos a serem celebrados entre as empresas selecionadas pelas licitações e o Governo, já será possível dar início às obras de adequação e montagem dessas unidades. Pretendemos entregá-las aos cidadãos já no primeiro semestre do ano que vem”, afirma o secretário Sidney Beraldo. 

Cada um destes quatro novos Postos do Poupatempo vai ter capacidade para realizar cerca de 2.700 atendimentos diários, e mais de 59 mil mensais. Serão oferecidos mais de 50 serviços públicos presenciais, como a emissão do RG e do Atestado de Antecedentes, a segunda via de CNH e da Carteira de Trabalho. A população também poderá realizar mais de 2 mil serviços do governo eletrônico, por meio do e-poupatempo, e ter acesso gratuito à Internet, no Acessa SP. 

Plano de expansão 

Em outubro de 2007 foi anunciado o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos postos Osasco, Santos e São José do Rio Preto, prevê a implantação de novas unidades, nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Sorocaba e Taubaté. Em julho de 2008, foi incorporado ao plano de expansão o Poupatempo Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista. 

Essas novas unidades estão dimensionadas para oferecer os serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo. 

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. 

Da Secretaria de Gestão Pública