Governador vistoria obras de expansão do porto de Santos

Em 2005, o Porto de Santos movimentou um total de 71,9 milhões de toneladas de carga

qui, 31/08/2006 - 18h25 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo vistoriou na tarde desta quinta-feira, 31/09, obras do terminal de granéis sólidos e do píer de atracação que estão sendo construídos nas margens do Porto de Santos no município do Guarujá, litoral sul do Estado.

O novo terminal terá capacidade para movimentar seis milhões de toneladas anuais de soja e derivados – entre a armazenagem e o embarque do grão proveniente da região Centro-Oeste do país.

Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o projeto também prevê a construção de um sistema de manuseio de grãos e outro para descarga de trens e caminhões, além de instalações administrativas.

De acordo com a empresa que administra o terminal TGG (Terminal de Granes do Guarujá), a previsão de inauguração do novo terminal é o mês de janeiro.

O governador Cláudio Lembo esteve no Guarujá em companhia do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

O Porto de Santos

Segundo dados da Codesp, em 2005 o Porto de Santos movimentou um total de 71,9 milhões de toneladas, sendo 9,4 e 10,3 milhões de toneladas de grãos e farelos de soja, respectivamente. Com o final das obras, a expectativa é de que o total de cargas chegue a 78 milhões de toneladas no próximo ano.

André Muniz