Governador visita primeira penitenciária para estrangeiros do País

O presídio fica cidade de Itaí, região de Avaré, interior do Estado de São Paulo

sáb, 04/11/2006 - 14h45 | Do Portal do Governo

A primeira penitenciária do Brasil, exclusivamente para estrangeiros, localizada no município de Itaí, região de Avaré (SP), recebeu neste sábado, dia 4, a visita do governador Cláudio Lembo, que esteve acompanhado do secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto.

O governador Lembo elogiou a estrutura do presídio e visitou inclusive as dependências que serão destinadas à videoconferência, uma medida que era desconhecida para os presos de origem estrangeira. “O secretário Ferreira Pinto fez uma experiência nova de recolher todos os presos de origem estrangeira nesse presídio. Isso inclusive facilita o acesso dos cônsules que tinham grande dificuldade de encontrar seus compatriotas presos”, disse o governador.

Ele lembrou ainda que todos estrangeiros vão para Itaí, independente dos crimes cometidos. A exceção é para criminosos considerados de alta periculosidade ou que estão no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), como é o caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. E ainda para estrangeiras detidas no Estado, que continuarão distribuídas nos presídios femininos do sistema penitenciário paulista.

Localizada a 290 quilômetros da Capital, a penitenciária denominada Cabo PM Marcelo Pires da Silva, tem capacidade para 900 presos, 792 em regime fechado e 108 em regime semi-aberto. Entrou em funcionamento em agosto de 2000 e antes de ser transformada em penitenciária para estrangeiros, abrigava em sua maioria, acusados de crimes sexuais. Um dos detidos em Itaí foi Francisco de Assis Pereira, conhecido nacionalmente como o maníaco do parque pelos crimes sexuais que cometera contra mulheres.

Atualmente o Estado de São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 730 são homens e 190 são mulheres, porém apenas o homens estão sendo transferidos para Itaí. O local conta com biblioteca com livros de diversos idiomas para que os presos estudem e tenham acesso à literatura de seus países.

O governador esteve também em Avaré, onde visitou a penitenciária da cidade, que foi totalmente reformada, após  uma rebelião em maio deste ano. O local já está pronto e recebendo os primeiros presos. Tem capacidade para 750 presos e uma ala para o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

 

 

Takao Miyagui / Carlos Prado