Governador visita Pinacoteca do Estado

O mais antigo museu da cidade mantém cerca de 800 obras expostas permanentemente

sáb, 12/08/2006 - 15h02 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou neste sábado, dia 12, a Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz, acompanhado do secretário da Cultura, João Batista de Andrade. Após apreciar a exposição que reúne quase 100  obras de Oscar Pereira da Silva  (1865-1939),  o governador deteve-se diante do quadro “Emigrantes”, de Antonio Rocco, de 1910. A obra retrata a partida de italianos, no porto de Genova,  rumo ao Brasil. “Eu me vejo nesse quadro”, comentou Lembo, referindo-se às suas origens italianas.

O governador  percorreu todos os espaços da  Pinacoteca , que mantém um expressivo acervo da arte brasileira, principalmente do século XIX e  preciosidades do modernismo. São cerca de 800 obras expostas permanentemente e que chamam a atenção pelo constante diálogo entre os séculos XIX e XX. No núcleo dedicado a São Paulo, por exemplo, podem ser vistos artistas como Benedito Calixto, Castagneto, João Batista da Costa, Pedro Weingartner, Francisco Rebolo e Arcângelo Ianelli, entre outros.

Lembo teve a oportunidade também de ver  as 170 obras selecionadas – entre as sete mil que compõem a coleção de Chateaubriand, uma das mais importantes do país –  em cartaz até hoje, domingo, dia 13 na Pinacoteca.

 São manifestações artísticas variadas que formam um panorama de quase um século de produção artística brasileira, com representantes como: Anita Malfatti, Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, entre outros.

A Pinacoteca do Estado foi inaugurada em 1905. Trata-se do museu de artes plásticas mais antigo da cidade e foi reinaugurado em 27 de fevereiro de 1997, após passar por sua maior reforma. Com a nova estrutura, transformou-se num dos melhores locais para grandes exposições nacionais e internacionais da capital paulista. Para melhor se adequar à função museológica, a Pinacoteca criou uma oficina especializada em restauração de obras de arte tonando-se a primeira escola do país a treinar mão de obra especializada em museu.