Governador visita obras do monotrilho Linha 17-Ouro do Metrô

Nova linha do ligará o bairro do Morumbi ao Jabaquara e ao Aeroporto de Congonhas

qui, 02/10/2014 - 12h39 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 2, o governador, Geraldo Alckmin, visitou as obras do monotrilho Linha 17-Ouro do Metrô, que ligará o bairro do Morumbi ao Jabaquara e ao Aeroporto de Congonhas. Serão quase 18 km de extensão com 18 estações ao longo do trajeto, sendo quatro delas interligadas com outras linhas do Metrô e da CPTM.

“Temos hoje 1.200 trabalhadores na obra física, mais aqueles que estão trabalhando na construção dos trens.  Nós vamos interligar o aeroporto ao sistema metroferroviário por meio da Linha 17, indo até a estação Morumbi, que fica àmargem do Rio Pinheiros,” explicou Alckmin.

Além dos 17,7 km de vias elevadas e das 18 estações, a Linha 17-Ouro terá um pátio de manutenção e uma frota de 24 trens. A execução das obras foi dividida em três trechos: o primeiro,  em obras na Avenida Jornalista Roberto Marinho, terá 7,7 km de extensão e possibilitará a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária por meio da Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Somente neste trecho a previsão é transportar 97,8 mil passageiros por dia, em média.

A opção pelo monotrilho para a Linha 17-Ouro leva em consideração a demanda de passageiros na região, além de seu menor custo de implantação e prazo mais curto para a construção em relação ao metrô convencional. A construção de ciclovia, junto com o plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar.

Do Portal do Governo do Estado