Governador visita obras do esgotamento sanitário do rio Pinheiros

Obras de conclusão de tratamento de esgoto fazem parte da 3ª fase do Projeto Tietê

ter, 18/09/2012 - 12h32 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta terça-feira, 18, as obras que vão perfurar uma rocha de 5 mil toneladas e 1 km de extensão nas margens do Rio Pinheiros. O túnel terá 1,5 m de diâmetro. A previsão é que a obra seja concluída no 1º semestre de 2013,

O esgoto de 80 mil moradores de Vila Andrade, Real Parque e Panamby será tratado na estação de tratamento de Barueri. Dessa forma, toda a extensão do Rio Pinheiros terá tubulação para enviar os dejetos até Barueri. Foram investidos R$ 17,8 milhões na obra.

A obra faz parte da 3ª fase do projeto Tietê, que deve ser concluída em 2015 e possui 564 obras em execução ou em fase de contratação na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com investimentos que somam R$2,3 bilhões.

Alckmin destacou a importância do projeto. “O Projeto Tietê é o maior projeto de saneamento ambiental do país e um dos maiores do mundo”. De acordo com o governador, a RMSP possui 84% de esgoto coletado e 70% de esgoto tratado. Até o final do projeto, previsto para 2015, a cidade de São Paulo deve ter 94% de esgoto coletado. “É um trabalho importante, pois era uma região com baixo saneamento. Pela 1ª vez, São Paulo está entre as 20 melhores cidades do Brasil em termos de saneamento básico”. 

Outros investimentos

O governador destacou o programa “Se liga na Rede”, voltado para famílias que ganham até três salários mínimos. O Governo vai custear a ligação de rede de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo e em municípios mais pobres.

Serão 192 mil novas conexões, com resultados diretos para cerca de 800 mil pessoas. O programa terá 80% dos recursos custeados pelo Governo do Estado e os 20% restantes pela Sabesp.

Do Portal do Governo do Estado