Governador visita Museu de Polícia Militar do Estado

Cláudio Lembo é o primeiro governador a visitar a instituição

sáb, 09/09/2006 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu neste sábado, dia 9, a visita do governador Cláudio Lembo. Foi a primeira vez que um governador visitou a instituição, que fica no bairro da Luz. Lembo destacou a importância da preservação da memória.

Instalado no antigo Hospital Militar da Força Pública, próximo aos quartéis do 2º BP Choque e da Rota, o prédio foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo no final do século XIX, e ainda preserva muito de suas linhas originais, com amplas janelas e portas em pinho de riga, ladrilhos hidráulicos portugueses, escadaria em mármore de carrara e vitrais franceses, construído com materiais nobres vindo de Portugal, Alemanha e Áustria.

Guarda um acervo de quase 6 mil objetos que documentam épocas e significações históricas da corporação. Estão representadas, além da atual Polícia Militar paulista, algumas corporações policiais de outros estados e países, a extinta Força Pública do Estado, a Guarda Civil, a Polícia Marítima e Aérea, a Polícia Feminina, a Guarda Noturna de São Paulo e a Polícia Especial.

O diretor do museu tenente-coronel Álvaro Guimarães dos Santos destacou a importância da preservação para a história da Polícia Militar.

A nossa PM de hoje, na verdade tem uma história de mais de 100 anos, com participação praticamente em todos os eventos em São Paulo e até mesmo no Brasil”, disse Álvaro Santos.

Destacou o fato de que o material fica todo disponibilizado para pesquisadores de todos os níveis. “Recebemos desde estudantes do primeiro grau até doutorandos e tudo está disponiblizado para pesquisa.”, concluiu.

As principais coleções são constituídas por indumentárias (uniformes de várias épocas), coberturas (bonés, capacetes, gorros etc.), calçados, distintivos, acessórios de uniformes, dragonas, armas (branca e de fogo), medalhística, mobiliários, materiais de campanha, além de coleção sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, viaturas (incluindo as de tração animal).

O museu foi criado em 1958, vinculado à então secretaria de Educação, para preservar a memória da Força Pública e também das Forças Armadas na história de São Paulo. Em 1976, foi transferido para a secretaria da Segurança Pública, subordinando-se à Polícia Militar, adotando como perfil os fatos históricos relevantes das Polícias Militares de todo o país e, em particular, a do nosso Estado. Na década de 1990, o atual edifício é reformado, sendo a reserva técnica finalizada em 1993. Finalmente, em 31 de maio de 1996, o Museu de Polícia Militar é aberto ao público.

A biblioteca do museu possui algo em torno de 5.500 títulos, aproximadamente 8 mil fotos, 4.600 periódicos e todos os boletins gerais da Força Pública, da Guarda Civil do Estado de São Paulo, e da própria Polícia Militar.

Por uma questão de espaço apenas uma pequena parte do acervo pode ser visto nas exposições programadas pela direção. Atualmente o tema é: “Polícia Militar, 1970 – Síntese das policias fardadas”, que visa apresentar as corporações policiais existentes em São Paulo entre 1969 e 1970 e que acabaram por constituir a atual Polícia Militar do Estado. O restante, inclusive a biblioteca, é disponibilizado a pesquisadores (militares e civis), estudantes de todos os níveis, mediante agendamento prévio.

Carlos Prado

 

Serviço

Museu de Polícia Militar

Local: Rua Dr. Jorge Miranda, n.º 308, Luz (próximo à estação Tiradentes, do Metrô)

Horário: Exposição: terça a sexta-feira, das 9h às 18 horas e aos domingos entre 9h às 17 horas

Biblioteca: segunda a sexta-feira das 9h às 17 horas.

Ingresso: R$ 1 (porém seu pagamento é facultativo)