Governador visita Circuito da Capela de São Miguel na Zona Leste

Circuito mostra achados arqueológicos e imagens sacras dos séculos 16 a 18, totalmente recuperadas

dom, 20/03/2011 - 18h55 | Do Portal do Governo

Ao lado do secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, e do cardeal arcebispo emérito de São Paulo, D. Claudio Hummes, o governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 20, da inauguração do Circuito de Visitação da Capela de São Miguel Arcanjo, construída em 1622, o mais antigo tempo da capital paulista.

“É uma alegria estar numa capela de quase quatro séculos e em que a história se confunde com a da cidade”, afirmou o governador durante o evento, que contou com a presença do bispo emérito de São Miguel, D. Fernando Legal, e do bispo da diocese local, D. Manuel Parrado Carral

A Capela

Restaurada em 2009 e reaberta ao público no ano seguinte, a Capela de São Miguel Arcanjo foi construída pelos índios guaianases, cujos utensílios e ferramentas foram encontrados nas pesquisas arqueológicas realizadas durante o restauro e agora exibidas no circuito de visitação, ao lado de onze imagens sacras dos séculos 16 a 18, destruídas há mais de 40 anos por um vândalo e totalmente restauradas.

Para o secretário Andrea Matarazzo, a capela de São Miguel Arcanjo é “o primeiro restauro feito em templos paulistas fora do centro expandido da cidade”.

Além das imagens sacras e das ferramentas utilizadas pelos índios, o Circuito de Visitação da Capela de São Miguel Arcanjo mostra ainda, em painéis e totens, a história do bairro, um dos mais antigos da capital paulista.

Do Portal do Governo do Estado