Governador visita área desocupada pelo Programa de Recuperação da Serra do Mar

Alckmin esteve no local de onde foram transferidas 512 famílias para habitações da CDHU

sex, 06/01/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin cumpriu mais uma etapa na transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira, 6, foram entregues 784 novas moradias em Cubatão. Na ocasião, Alckmin vistiou o Grotão, área de risco nas encostas da Serra do Mar que vêm sendo desocupadas à medida em que são entregues as novas unidades habitacionais da CDHU. Até o momento, nesse bairro, já foram transferidas para novas moradias 512 famílias de um total de 673.

“Aqui são mais 5 mil famílias na Serra do Mar, que vão para bairros seguros lá em Cubatão. Então dessas 7 mil famílias que tínhamos aqui, ficarão duas mil em regiões que não têm área de risco e que serão urbanizadas. Essas 5 mil famílias estavam em áreas muito montanhosas, área de risco, cota 500, cota 400, como nós vimos no Grotão, que é uma área com risco de alagamento e deslizamento de terra”, afirmou o governador.

Ao todo, 5.350 famílias deverão deixar áreas de risco ou de preservação ambiental da Serra do Mar. Para receber essas pessoas, além da oferta de moradias em outros municípios, a CDHU está construindo três bairros em Cubatão. Ao mesmo tempo, a CDHU está investindo na recuperação das áreas desocupadas e no reforço da fiscalização ambiental, de modo a evitar novas ocupações. Também fazem parte do programa, obras de urbanização nos núcleos remanescentes na Serra do Mar.

Desde o início do programa, 2 mil famílias já deixaram as áreas de risco. Destas, 1,5 mil foram para novas moradias, sendo 1.077 em Cubatão e 464 em outros municípios da Baixada. Outras 544 recebem auxílio-moradia de R$ 400/mês até viabilização de moradia definitiva.

O Programa de Recuperação da Serra do Mar é referência no País em matéria de preservação ambiental e prevenção de desastres, que foi reconhecido pelo programa Sushi (Iniciativa de Habitação Social Sustentável, na sigla em inglês), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pelas tecnologias utilizadas na construção dos novos conjuntos. 

Do Portal do Governo do Estado