Governador tem encontro com vice-premiê chinesa

Encontrou teve como pauta as áreas de saúde, educação e esporte

qua, 03/08/2016 - 12h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira (3) a vice-primeira-ministra chinesa Liu Yandong. O encontro, que aconteceu no palácio dos bandeirantes, teve como temas principais esporte, saúde e educação.

“Uma visita importante a São Paulo. A China é uma grande parceira comercial do Brasil e de São Paulo, absolutamente prioritária, uma das maiores economias do mundo, tem investimentos muito importantes no estado na área de máquinas, equipamentos, veículos, eletrônica, computação, várias áreas. Uma comunidade chinesa, também muito grande em São Paulo, a maior do Brasil, então uma visita que aumenta a parceria,” explicou o governador.

Segundo Yandong, os “recursos naturais do Brasil combinados com o investimento chinês” trarão um “futuro brilhante” para as duas regiões. “Para alcançar nossas metas, a China precisa crescer 6,5% por ano e o desenvolvimento econômico é nosso principal objetivo. Ajustamos nosso modo de investimento para provocar a demanda doméstica”, afirmou.

Além de investimentos, a vice-premiê falou sobre educação, desenvolvimento sustentável, ações para democracia, envelhecimento da população e emprego. “O emprego é nossa prioridade, queremos garantir que em cada família pelo menos uma pessoa tenha emprego sempre”.

Participaram do encontro, a assessora especial para Assuntos Internacionais do governo paulista Ana Paula Fava, a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores Débora Bareboim, e os secretários da Educação e dos Esportes José Renato Nalini e Paulo Gustavo Maiurino respectivamente.

A delegação chinesa foi composta pelo embaixador da China no Brasil Li Jinzhang, o vice-ministro das Relações Exteriores Wang Chao, o cônsul-geral da China em São Paulo Chen Xi, a diretora do Departamento da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores Yu Yue, a secretária da vice-premiê Xu Xiaoping, a secretária geral do Conselho do Estado da China Jiang Xiaojuan, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Hua Chunying, além de uma equipe de 9 jornalistas da mídia chinesa.

A reunião é a primeira de uma série de encontros que o governador realiza com autoridades de todo o mundo. Nos próximos dias, Alckmin recebe no Palácio dos Bandeirantes os presidentes de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, da Hungria János Áder, da Armênia Sergh Sargsyan e o ministro da Educação da Noruega Torbjorn Isaken.

China nas Olimpíadas
A China participa das Olimpíadas com uma equipe de 416 atletas. Destes, 411 ficam em São Paulo para aclimatação. A equipe de Tiro chinesa é a única que não ficará concentrada em São Paulo. Esta é a segunda maior delegação chinesa desde a primeira edição dos jogos olímpicos. A primeira, com 639 atletas, foi a de Pequim, em 2008.

Além de chineses, São Paulo também recebe atletas da Alemanha, Estados Unidos, Israel e mais 19 países.

Do Portal do Governo do Estado