Governador sorteia 500 moradias em Itaquera

Apartamentos do Conjunto Itaquera C-3 estão quase prontos e foram erguidos pelos próprios futuros moradores

sáb, 16/09/2000 - 15h24 | Do Portal do Governo

Apartamentos do Conjunto Itaquera C-3 estão quase prontos e foram erguidos pelos próprios futuros moradores

Mais um Conjunto Habitacional da Capital já tem os seus proprietários conhecidos. O governador Mário Covas sorteou neste sábado, dia 16, em Itaquera, Zona Leste, 500 apartamentos do Conjunto Itaquera C-3, que estão sendo construídos em regime de mutirão pelos próprios futuros moradores. Covas foi recebido com queima de fogos e muitos aplausos por mais de 1.500 pessoas. Foram organizados shows com apresentação de crianças para homenagear o governador e Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Covas abriu a possibilidade de construir mais 250 unidades habitacionais no local, também em regime de mutirão. “A partir de primeiro de dezembro podemos começar. Só precisamos convencer o Tribunal de Contas do Estado ou articular uma nova maneira de fazer a legislação, porque o dinheiro para isso nós já temos”, disse o governador. “O Tribunal de Contas cismou com o mutirão”, observou. Segundo Covas, o Tribunal diz que, se o mutirão nasce de uma lei que é um regime de autogestão, ou seja os moradores dirigem e contratam, não pode ser feito. “Nós precisamos lutar muito para conseguir o que era nosso objetivo de fazer 25 mil moradias em regime de mutirão”, completou.

A primeira sorteada foi Ana Lúcia dos Santos, uma das coordenadoras do mutirão, organizado pela Associação Beneficente Imaculada Conceição. Ela contou que seu grupo de trabalho tinha 58 pessoas, 40 delas mulheres. Algumas até fizeram curso de pedreira e Ana Lúcia acabou se tornando mestre de obras. “Trabalhei muito, puxei muito carrinho e estou contente porque o apartamento está pronto, é só mudar”.

Antes da chegada do governador, Lila Covas, chamada pelos moradores de “madrinha do mutirão”, foi homenageada com flores. Ao visitar dois apartamentos que já estavam prontos ela elogiou a obra e o trabalho dos mutirantes. “Está uma gracinha. A construção é de muito bom gosto”. Os apartamentos já estão com mais de 90% das obras concluídas e estão sendo executados nos últimos 18 meses. Nesta fase, a de acabamento interno das unidades, todos os mutirantes serão reunidos para participar do sorteio de distribuição de moradias.

O Governo do Estado investiu mais de R$ 1 bilhão de 1995 até 1998 para a construção, apenas na Capital e na Região Metropolitana, de cerca de 65 mil novas moradias, recorde na história do Estado. De 1998 para cá, R$ 1,5 bilhão foram destinados para a construção de moradias da CDHU, deste valor metade já foi investida. Desde 1995, a gestão Covas já entregou mais de 130 mil moradias populares.

Estavam presentes, o secretário da Habitação, Francisco Prado, o presidente da Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano, Luís Antônio Pacheco, e o Padre Rosalvino, responsável pela obra social D. Bosco.

Ainda neste sábado, Covas inaugura uma base da Polícia Comunitária, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da Capital. Pela manhã, o governador entregou 500 moradias em Diadema, na Grande São Paulo.

Simão Molinari / Fernanda Spinelli