Governador Serra recebe ministro das Relações Exteriores da Holanda

Foram discutidas a defesa do patrimônio histórico comum aos dois países e a vinda de empresas holandesas para São Paulo

qua, 17/01/2007 - 17h51 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 17, o ministro das Relações Exteriores dos Países Baixos, Bernard Bot e sua comitiva, no Palácio dos Bandeirantes.

Os Países Baixos (Nederlanden) estão situados no noroeste da Europa. Trata-se de uma monarquia parlamentarista com 12 províncias, sendo duas delas chamadas Holanda do Norte e Holanda do Sul, razão do reino ser comumente denominado como Holanda que tem como capital, Amsterdã, e sede do Governo, a cidade de Haia.

No encontro foram discutidas questões como a defesa do patrimônio histórico comum aos dois países e a  vinda de pequenas e médias empresas holandesas para São Paulo.

O governador Serra lembrou que a Holanda é o segundo País em número de investimentos no Brasil, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. “As grandes empresas estão basicamente em São Paulo e vamos continuar estabelecendo cooperação entre os dois países “, disse o governador. Entre 1998 e 2006, os investimento holandeses no Estado de São Paulo, alcançaram aproximadamente  US$ 1,77 bilhões.

Outro ponto discutido durante a reunião foram os parques tecnológicos criados pela Holanda para pequenas e médias empresas inovadoras com o objetivo de manter o mesmo grau de empregabilidade. O ministro Bernard Bot lembrou que esse espaço estava sendo perdido com a competição de países asiáticos que tem mão de obra mais barata.

Bot, que visitou São Paulo pela primeira vez, comentou que ficou impressionado com o dinamismo e  tamanho da cidade e informou que durante um encontro com empresários holandeses, todos foram unânimes em dizer que tem grande satisfação de ter filiais de suas empresas no Estado, algumas com mais de 100 anos.

Em São Paulo há 110 empresas de capital (integral ou parcial) holandês, com destaque para Shell, Makro, Phillips, ABN Amro Bank, Gessy Lever e Banco NG (Sul América Seguros).

Carlos Prado