Governador Serra recebe embaixador dos Estados Unidos

Relação comercial entre São Paulo e os Estados Unidos foi uma das pautas do encontro

qua, 10/01/2007 - 19h24 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu em audiência, na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel. Uma das pautas do encontro foi a relação comercial entre paulistas e americanos.

Clifford Sobel assumiu o cargo em agosto do ano passado, após nomeação do presidente George Bush. Ele teve passagens pelo consulado americano na Holanda, onde permaneceu por quatro anos. Sobel é formado em administração pela Faculdade de Comércio da Universidade de Nova York. Executivo, presidiu a maior provedora de serviços telefônicos na internet, a Net2Phone. O embaixador participou do Conselho do Museu Memorial do Holocausto em Washington e ocupou também o posto de diretor-executivo e presidente da SJJ Investment Corporation.

Os números da relação bilateral indicam que, de janeiro a dezembro de 2006, São Paulo exportou para os Estados Unidos US$ 8,6 bilhões. O montante representa um aumento de 7,4% em comparação ao mesmo período de 2005, quando o saldo da balança apontou exportações na ordem de US$ 8 bilhões.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, entre os principais produtos exportados estão reatores nucleares, aeronaves, materiais elétricos e automóveis. Dados da mesma pasta indicam que os Estados Unidos foi a nação que mais investiu no Brasil em 2006, seguido de Alemanha, Portugal, Japão e França.

Participaram da audiência o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão.

Cleber Mata