Governador se reúne com bispo de Jundiaí para agradecer apoio à instalação do CASA

O bispo diocesano Dom Gil Moreira acredita que no projeto do Centro de Apoio Socioeducativo ao Adolescente (Casa)

sex, 12/05/2006 - 19h00 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo esteve na cidade de Jundiaí, nesta sexta-feira, dia 12, para visitar o bispo diocesano Dom Gil Antônio Moreira e o prefeito da cidade, Ary Fossen (PSDB).

Lembo foi agradecer pessoalmente o apoio do bispo para a instalação na cidade, do Centro de Apoio Socioeducativo ao Adolescente (Casa), uma alternativa para o modelo atual da Febem. Esse modelo tem objetivo de adequar a instituição às exigências previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma delas é que a medida de internação seja cumprida na cidade ou região onde o jovem infrator reside.

“É um projeto novo que estamos acreditando e dando apoio para sua realização, pois atenderá um número menor de adolescentes. São novos caminhos para salvar nossa juventude”, disse Dom Gil Moreira.

Com 2.400 metros quadrados de área construída, as unidades do Casa atenderão 40 adolescentes em regime de internação e 16 em internação provisória.

A presidente da Febem, Berenice Giannella, que esteve no encontro, informou que a conclusão do novo centro em Jundiaí está prevista para o início de 2007.  “O edital foi publicado agora em maio, temos a licitação e depois o início das obras”. Ela esclareceu que o Casa terá apenas internos da cidade e em casos excepcionais jovens de  municípios vizinhos. 

Outra questão discutida foi a desativação da cadeia pública que está com superlotação. Tem capacidade para 120 pessoas e conta com 392 presos.

De acordo com o governador Cláudio Lembo, a possibilidade de desativação é total, porém há  um entrave jurídico, pois o Ministério Público paralisou a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória), por questões ambientais. “Mas estamos adotando medidas judiciais cabíveis, portanto a decisão não está no Poder Executivo e sim no Judiciário”, disse o governador.

Carlos Prado