Governador renova frota de ônibus na Baixada Santista

Entre janeiro e agosto de 2011 foram entregues 201 novos veículos que oferecem mais conforto e acessibilidade

sex, 12/08/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h20)

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 12, mais 60 veículos para o sistema de Transporte Metropolitano da Baixada Santista, completando um total de 201 novos ônibus que foram entregues entre janeiro e agosto deste ano. O sistema é gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e os novos veículos substituirão parte da frota anterior das empresas Piracicabana e Breda.

Essa entrega faz parte da política do Governo do Estado de incentivar, junto aos permissionários e concessionários, a renovação da frota que opera as linhas intermunicipais nas Regiões Metropolitanas, de modo a proporcionar melhores condições de transporte à população.

“A Baixada terá, por parte da EMTU e do Estado, a frota mais nova de São Paulo e o ano que vem já atenderá todo a exigência da lei de acessibilidade, dois anos antes. Ônibus com biodiesel, 5% de biodiesel, motores P5, ou seja, não poluentes, e mais conforto para a população”, lembrou o governador Geraldo Alckmin.

Do total de 201 novos veículos, as empresas permissionárias que atuam na Região Metropolitana da Baixada Santista já entregaram nos últimos meses 141 ônibus zero quilômetro. A nova frota inclui micro-ônibus e ônibus rodoviários para operação de linhas seletivas e ônibus urbanos, de maior capacidade de transporte, para circular nas linhas comuns.  Nessa entrega, 125 ônibus são da empresa Piracicabana – lote no qual estão incluídos 10 micro-ônibus – e mais 16 veículos rodoviários são da Viação Breda.  

Com essa renovação, a idade média da frota da Baixada Santista, que já é a menor das três Regiões Metropolitanas do Estado, chegará a apenas um ano e meio. O investimento total das empresas na aquisição dos 201 ônibus é de R$ 66,4 milhões.

Mais conforto e acessibilidade

Além da modernidade dos novos veículos e redução da idade média da frota, a principal conquista para a população da Região Metropolitana da Baixada Santista é a acessibilidade, já que 73% do sistema será composto por ônibus totalmente acessíveis às pessoas com deficiência, que poderão utilizar equipamentos como elevador para cadeira de rodas e espaço reservado no interior do veículo.

Também há área especial para pessoas com deficiência visual e cão-guia.  Os bancos têm cor diferenciada (amarela) para o uso dos passageiros especiais. Aos usuários em geral também há itens de conforto como bancos com assentos e encosto estofados, vidros climatizados que ajudam a regular a temperatura ambiente e diminuir o volume de ruídos, além de ventiladores internos no teto para garantir a troca de ar no ambiente interno.

DA EMTU