Governador reforça união e ação conjunta entre os estados pró-reforma tributária

SP participa do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste; evento reúne líderes e secretários de outros seis Estados

sex, 02/06/2023 - 20h42 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O Governador Tarcísio de Freitas participa do evento do Cosud em Belo Horizonte

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte (MG), do início do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e reforçou a importância da atuação conjunta entre os estados a favor da aprovação de uma reforma tributária que priorize a simplificação e dê mais autonomia financeira às administrações regionais e municipais.

Para Tarcísio, os governadores devem trabalhar para a aprovação de novas normas nacionais que simplifiquem tributos, mas também assegurem a autoridade arrecadadora dos entes federados para fortalecer o ambiente econômico e a geração de emprego e renda.

“É claro que o tema principal do debate agora é a reforma tributária. É uma das reformas estruturais do nosso país e é lógico que a gente precisa simplificar os tributos mantendo a federação, e é isso que a gente vai propor em linhas gerais. Preservar a federação e garantir a simplificação que vai gerar a redução paulatina da carga tributária”, afirmou o governador na capital mineira.

A comitiva paulista no 8º Encontro do Cosud também é formada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e os secretários de Estado Samuel Kinoshita (Fazenda e Planejamento), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Marília Marton (Cultura e Economia Criativa), Antônio Junqueira (Agricultura e Abastecimento) e Gilberto Nascimento (Desenvolvimento Social) e Eleuses Paiva (Saúde), além de outras autoridades paulistas.

“A gente não pode esquecer que mesmo os estados que produzem mais, com maior participação no PIB, têm problemas sérios de desigualdades, distribuição de renda e pobreza. A gente não pode ver, eventualmente, esses estados contribuírem ainda mais do que já contribuem e ver suas riquezas sendo drenadas. É preciso manter um equilíbrio entre todos os estados da federação”, acrescentou Tarcísio.

Na reunião que fecha o evento neste sábado (3), os governadores do Sul e do Sudeste irão assinar uma carta de compromisso com propostas para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.

Sobre o Cosud

O grupo foi criado em Belo Horizonte, em março de 2019. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Cosud também debate ações conjuntas para as áreas de segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.