Governador recebe título de sócio benemérito do Museu do Café

Evento ocorreu neste sábado (16/12), em Santos

sáb, 16/12/2006 - 18h19 | Do Portal do Governo

O governador recebeu o título de “sócio benemérito” do Museu do Café. Na ocasião foi assinado o Termo de Permissão de Uso das Instalações do prédio da Bolsa do Café. A Secretaria da Fazenda será a permitente e a Associação dos Amigos do Museu do Café, a permissionária.

A entidade ocupa dois pavimentos do Palácio da Bolsa Oficial de Café, um dos mais significativos monumentos arquitetônicos do Estado, inaugurado em 1922.  Conta com obras de Benedito Calixto, além de vários objetos relativos à cafeicultura. Em 1997, o Governo do Estado promoveu a reforma do prédio, por intermédio das Secretarias da Fazenda e  da Cultura.

Cláudio Lembo falou da importância do café no desenvolvimento da economia brasileira e disse que ele próprio foi fruto da  cultura cafeeira, pois seus pais italianos vieram como emigrantes para as fazendas de café. “ O café construiu a grande industria, estendeu as ferrovias, foi fundamental para a história do Brasil,” destacou.

“Agora temos aqui um lugar para recordar nossos valores e tradições, estudar nosso passado. Ou se preserva a identidade nacional, ou nunca seremos uma nação forte”, concluiu o governador.