Governador recebe secretário da Liga Muçulmana

Encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

ter, 07/11/2006 - 17h50 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu na tarde desta terça-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes, o secretário geral da Liga Muçulmana Mundial, Abdullah Ibn Abdul Mohsin Al Turki. Ele estava acompanhado de líderes muçulmanos na América do Sul e do diretor da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Mohamed Hussein El Zoghbi.

Durante a audiência, Lembo discutiu com secretário a possibilidade de construção de um Centro Islâmico em São Paulo. A iniciativa seria similar ao Centro Islâmico de Buenos Aires, construído com recursos do governo da Arábia Saudita. Eles discutiram também, o fortalecimento do comércio entre São Paulo e o governo saudita.

Lembo destacou também a importância de receber líderes muçulmanos. “Nós temos um grande respeito à cultura árabe e particularmente, ao credo muçulmano pelo conhecimento que transmitem e por estar presente em nosso Estado há mais de 100 anos”, frisou Lembo.

Abdullah Ibn Abdul Mohsin Al Turki, informou que vai estudar formas de intensificar a relação com São Paulo. “Estou feliz porque estou no meio de pessoas que pensam na paz e na união dos povos. Gostaria de agradecer a oportunidade que vocês estão nos dando em trabalhar no sentido de melhorar a relação cultural entre os povos”, comentou o secretário.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de 1,3 milhão de muçulmanos. Desse total, cerca de 80% residem no Estado de São Paulo. A colônia muçulmana no País conta com 100 mesquitas, sendo que mais de 30 localizadas em São Paulo.

A Liga Muçulmana Mundial foi fundada em 1962 com objetivo de promover auxílio aos muçulmanos, defender as doutrinas islâmicas e desenvolver atividades culturais e educacionais para divulgar a língua árabe. É reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e participa dos Conselhos da Unesco e do Unicef.

Ao final da audiência, o governador Cláudio Lembo presenteou Abdullah com um livro que trata sobre plantas nativas da Mata Atlântica. Lembo recebeu das mãos do secretário geral, um quadro com símbolos históricos que resgatam o desenvolvimento do povo da Arábia Saudita. Antes de deixar o Palácio dos Bandeirantes, Abdullah assinou o livro oficial de visitas do governo paulista.

O secretário da Casa Civil, Rubens Lara e o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, embaixador Adalnio Senna Ganem, participaram do encontro.

Cleber Mata