Governador recebe Ricardo Teixeira e reafirma compromisso de São Paulo para Copa do Mundo de 2014

São Paulo prepara-se para receber o Centro Internacional de Mídia, jogo de abertura, Congresso da Fifa e uma partida da semi-final

qua, 12/01/2011 - 17h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) para a Copa do Mundo da Fifa 2014, Ricardo Teixeira, também presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o governador reafirmou o empenho de São Paulo para a realização da abertura do mundial.

Para Alckmin, o encontro com o presidente do COL foi produtivo. “Tivemos uma conversa muito boa e reafirmamos nosso empenho para que São Paulo seja a sede do IBC (International Broadcast Center, ou Centro Internacional de Mídia), receba a abertura da Copa, o Congresso da Fifa e um jogo da semi-final”, revelou o governador.

Ainda durante o encontro, o governador destacou empenho pelo Governo de São Paulo para realizar obras que garantam o acesso ao novo estádio de Itaquera e todas as demais intervenções que sejam de responsabilidade do Estado além da parceria com a Prefeitura da capital.

Atualmente, sem contar a CPTM, a estação Corinthians-Itaquera do Metrô tem capacidade para absorver 60 mil passageiros por hora. Com os investimentos programados do Governo do Estado e a diminuição do intervalo dos trens, até 2014 a linha estará apta a absorver 72 mil passageiros por hora, o que atende aos requisitos da Fifa.

Além disso, Estado e Prefeitura de São Paulo realizam estudos para implementação de melhorias viárias na Zona Leste. Nesta mesma parceria com o município, o Pólo Institucional de Itaquera, será instalado nas proximidades do estádio. A região recebe atualmente as obras de instalação de uma nova Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Comitê Paulista

O governador Geraldo Alckmin assinou decreto, publicado na segunda, 11, no Diário Oficial do Estado, que instituiu junto ao gabinete do secretário estadual de Planejamento de Desenvolvimento Regional o Comitê Paulista da Copa de 2014, que será responsável pelos estudos, eventos e ações para o desenvolvimento estratégico da participação de São Paulo na Copa do Mundo. Essa estrutura renova os trabalhos iniciados em 2007 com a confirmação do Brasil como sede dos jogos.