Governador recebe representantes da comunidade LGBT

Alckmin empossa o novo Comitê Intersecretarial para a Defesa da Diversidade Sexual

ter, 27/03/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin se reuniu na tarde desta terça-feira, 27, com representantes da comunidade LGBT para empossar o novo Comitê Intersecretarial para a Defesa da Diversidade Sexual, que terá a frente Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

“Em 2001, há 11 anos, sancionamos a lei estadual 10.948/01 que criminaliza qualquer ato de homofobia no Estado de São Paulo. Esse Comitê envolve múltiplas secretarias, que vão trabalhar juntas no sentido de construir uma sociedade mais justa e melhor. A injustiça cometida contra uma pessoa é uma ameaça a toda sociedade”, disse o governador durante o discurso.

O Comitê é composto pelas Secretarias de Justiça; Saúde; Cultura; Educação; Emprego e Relações do Trabalho; Desenvolvimento Social; Gestão Pública; Esporte, Lazer e Juventude; Turismo; Administração Penitenciária e Segurança Pública.

Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, além de destacar a importância da lei estadual de combate a homofobia, falou sobre rearticular o Comitê para pensar em um novo plano de enfrentamento a homofobia.

A coordenadora entregou propostas que saíram da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que aconteceu em outubro de 2011, e irão embasar o novo plano com as metas e ações realizadas pelo Comitê para promoção da cidadania. “Temos que interiorizar, ampliar e divulgar a lei estadual porque temos 645 municípios e muitas pessoas no interior tem dificuldade de ter acesso”, ressaltou Heloísa.

Durante o evento, o governador recebeu das mãos de Fernando Quaresma o convite para a Parada Gay 2012, de São Paulo, que irá ocorrer no dia 10 de junho. Também estiveram na solenidade representantes das Secretarias de Cultura, Secretaria de Saúde, Secretaria da Administração Penitenciarias, entre outras autoridades.