Governador recebe representantes da Associação Brasileira de Imprensa

Encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

seg, 16/10/2006 - 17h45 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, a visita de representantes da Associação Brasileira de Imprensa.

Audálio Dantas, presidente da representação em São Paulo e vice-presidente nacional ressaltou as ações do governador Lembo como um autêntico liberal. “Quando eu era presidente do sindicato dos jornalistas em 1975, que eram tempos difíceis, Lembo foi um dos poucos a visitar o sindicato, que naquele momento era uma ação perigosa”, disse Dantas. O governador chegou a ser colunista da Folha de S. Paulo e no Diário Popular (atual Diário de São Paulo) nos anos 80.

Os representantes ainda fizeram um convite ao governador para visitar a sede da ABI e tornar-se um sócio honorário da associação. Lembo ficou de verificar a disponibilidade em sua agenda para a visita.

Estiveram presentes ainda no encontro, o presidente nacional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Mauricio Azêdo, conselheiros da ABI com representação em São Paulo: Eduardo Ribeiro, Egydio Coelho da Silva, José Marques de Melo, Ricardo Viveiros, Sérgio Gomes da Silva e Domingos Meirelles.

ABI

A história da fundação da ABI se confunde com a de seu perseverante idealizador Gustavo de Lacerda. Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro poderoso de ação.

Ao longo das duas primeiras décadas de sua existência — quando o Rio de Janeiro era ainda Capital da República —, a ABI acomodava-se em espaços alugados e, em tempos piores, sem condições de pagar aluguel, hospedou-se no Quartel dos Barbonos.

Só nos anos 30 o sonho da sede própria configurou-se realidade. Sob a liderança de Herbert Moses, a ABI construiu a sua sede. Atualmente, a diretoria da ABI está nas mãos de Maurício Azêdo, eleito com quase 60% dos votos, derrotando duas chapas adversárias. Obedecendo ao estatuto da instituição, o novo Presidente tomou posse administrativa em 13 de maio de 2004, data primitivamente comemorativa do Dia Nacional da Imprensa. Após algum tempo, ela foi alterada para 1º de junho, dia em que o Correio Braziliense começou a circular e quando Azêdo e a nova Diretoria assumiram seus cargos em posse solene.

Carlos Prado